Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




adenium obesum

E lá vamos nós falar mais um pouquinho sobre nossas adoradas rosas do deserto. Nativas de regiões áridas, as rosas do deserto são uma espécie de suculenta, e por isso necessitam de um substrato específico.

Mais importante que a fertilidade deste substrato, é a sua capacidade de drenar água, que deve ser alta.

A areia grossa é muito comum e funciona. Justamente por isso muitas pessoas optam por utilizá-la para o plantio das rosas do deserto. No entanto, o vaso fica muito pesado.

Carvão
Surge aqui uma opção mais interessante: o uso de carvão. Com ele, o substrato fica leve e cumpre perfeitamente o papel de drenar. Além disso, melhora o desenvolvimento das raízes.

E sabe o que deixa tudo ainda melhor? Muitas vezes você o consegue até de graça, em fornos à lenha, lareira, entre outros. Mas é importante dizer que o carvão usado em churrasqueira deve ser evitado, pois nele há excesso de sal, podendo prejudicar o solo e o desenvolvimento da planta.

rosa-do-deserto

Produzir substrato para rosa do deserto
Use composto orgânico, preferencialmente enriquecido com farinha de ossos, e carvão moído (50% de composto orgânico + 50% de carvão moído). O composto orgânico contém nutrientes essenciais às rosas do deserto, e retém uma certa umidade.

Já o carvão moído, deixará o substrato leve e aerado e ainda contém uma ótima porcentagem de potássio, sendo esse um macronutriente muito importante. Também é resistente à decomposição, aumentando muito a durabilidade do substrato.

Você pode substituir o composto orgânico por húmus de minhoca ou esterco curtido. Mas o esterco é menos vantajoso.

rosa do deserto

Já o carvão, pode ser substituído por casca de arroz carbonizada ou cascas de árvores. Essa segunda com menos vantagem também. A utilização de cascas de árvore é menos vantajosa, pois a durabilidade do substrato diminui, pois não são tão resistentes à decomposição quanto o carvão.

Utilize esse poderoso substrato e realize as regas quando ele estiver seco.

Faça adubações de cobertura a cada 40 dias utilizando composto orgânico e farinha de ossos.

Agora é só cultivar as rosas do deserto com muito carinho, e curtir as especiais floradas que elas oferecem.

brisa

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.