Nome comum – Ripsales
Nome científico – Rhipsalis holviana
Família – Cactaceae
Origem – Flórida, Argentina, África, Madagáscar e Ásia Tropical.
Cuidados – Como outros cactos da floresta, estas plantas necessitam de sombra; demasiadamente expostas ao sol, os caules tendem a ficar avermelhados e a murchar. Exponha-as a luz média e no final da Primavera e durante todo o Verão, coloque-as, se possível, num local à sombra no exterior.
Temperatura – A temperatura ambiente normal é a apropriada a todas as ripsales durante todo o ano, desde que a atmosfera permaneça suficientemente húmida. Para aumentar o grau de humidade, coloque os vasos em tabuleiros com seixos molhados e pendure pratos com água sob os cestos suspensos. Pulverize ainda diariamente estas plantas com um jacto fino de água não calcária, se possível da chuva.
Rega – Nunca se deve deixar secar completamente estes cactos da floresta. Durante a Primavera e o Verão, quando estão numa fase de crescimento activo, regue-os abundantemente, de modo a manter a mistura totalmente húmida, mas não deixe o recipiente dentro de água. No Inverno, em condições de ambiente normais, regue moderadamente as plantas, humedecendo completamente a mistura, mas deixando secar a camada superior de 1 cm entre duas regas. Como as ripsales não apreciam calcário, tente usar sempre água da chuva.
Adubação – Aplique mensalmente, durante todo o ano, um adubo rico em potássio e aumente a frequência da adubação nos períodos de floração, adubando de duas em duas semanas. Logo que aparecerem os botões florais e até os últimos se terem aberto, adube mais frequentemente.
Envasamento e reenvasamento – Para estes cactos é ideal uma mistura à base de turfa. Para proporcionar uma melhor drenagem, acrescente uma parte de areia grossa ou perlite para cada três partes de mistura. Nas plantas colocadas em cestos suspensos, forre o cesto com musgo para reter a mistura. Como têm raízes curtas, as ripsales não necessitam de recipientes muito grandes. Assim, uma planta com caules suficientemente longos para penderem um mínimo de 30 cm pode ser colocada num vaso ou cesto de 8-10 cm. No entanto, reenvase todas as ripsales uma vez por ano, mesmo que não necessitem de um recipiente maior. Retire a mistura velha, limpe bem o recipiente e reenvase a planta numa mistura nova. Pode realizar esta operação em qualquer altura do ano, excepto no meio do Inverno.