As plantas Suculentas são plantas nas quais a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados e úmidas em seu interior, justamente para armazenar água, porque são adaptadas ao crescimento em regiões áridas ou rochosas. Entre elas existem milhares de espécies de plantas suculentas, classificadas em várias famílias. A maioria pertence as aizoáceas, as cactáceas e as crasuláceas, com mais de mil espécies cada uma. Podemos contar com lindas flores, folhagens, forrações e arbustos diversos.
Os Cactos são plantas suculentas, perenes e espinhosas da família das Cactaceae, são adaptados a terrenos e climas com baixa umidade. Algumas espécies confundem-se com a família Euphorbiaceae. São nativos dos desertos das Américas.
Na sua maioria as folhas são modificadas em espinhos, reunidos em um ponto saliente ou deprimido, que constitui a aréola (de onde se originam ramos, folhas, flores, etc.).
As Flores são grandes, andróginas, solitárias ou em inflorescências. O fruto é do tipo baga carnosa com muitas sementes de testa membranácea ou óssea. Em algumas espécies os frutos são considerados cápsula carnosa. Ambos possuem a função de ornamentar, e caracterizar uma região.