O mandacaru é uma fruta de espinheiro que podemos comer. Seu nome vem do tupi e também pode ser chamada por outros nomes, que são: Jamacaru, Cacto-candelabro e Pytaia-arbórea.
O fruto da árvore chamada mandacaru é bem doce, ele faz parte da mesma família da pitaya, mas não é se trata de uma fruta plantada para fins comerciais no Brasil, o que acontece em Israel, por exemplo.
O mandacaru é nativo de várias tipologias de formações vegetais e normalmente, mas que o solo seja arenoso ou ainda, prefere locais com clima semiárido. Por isso, é muito fácil encontrá-lo nas seguintes regiões do Brasil: Centro Oeste, estados do Norte, Sul do Brasil e Sudeste.
Quando essa árvore se encontra em meio de uma mata fechada a sua altura pode chegar a 16 m. Do seu caule saem hastes ramificadas e ascendentes, que vão crescendo verticalmente, elas ficam umas paralelas às outras, além de vários cladódios, a medida, normalmente é de 40 cm, no mínimo, e pode chegar a 4 m de comprimento, enquanto o diâmetro fica entre 10 a 26 cm.
Quando jovens, os brotos são na cor verde azulada e possuem um tipo de lã cinzenta e possui ainda espinhos na cor marrom com a medida de 1 a 6,5 cm arredondados e ficam escondidos nessa espécie de lã.
A planta é coberta por um tipo de cera e se percebe o quanto cresceu observando as constrições, que se observa graças a juntas e os artículos. Em cada uma das hastes saem de 4 a 6 vértebras ou também chamadas de costelas, que podem ter altura entre 4 a 8 cm e a espessura entre 2 a 3,5 cm.
Nos troncos também é possível observar aréolas que chegam a medir 2,5 cm de diâmetro cada uma delas com espinhos com coloração marrom enegrecido.
As flores do mandacaru possuem forma de funil e aparecem na lateral da árvore e possuem o diâmetro que varia entre 10 a 20 cm.
Dicas de cultivo
O mandacaru exige pouco quando o assunto é clima para o seu cultivo, aliás, por esse motivo é considerado uma planta rústica. Um exemplo disso é que um mandacaru pode resistir a temperatura de 45ºC durante o verão do Nordeste, porém, suportaria 7ºC negativos em locais do Sul.
Outra característica que demonstra o quanto essa planta é forte é quando falamos de chuva, ela aceita índices baixo de 511 mm. Porém, na hora do cultivo é melhor evitar plantá-la em solos argilosos e também na beira de rios.
Falando das mudas do mandacaru ela pode ser cultivada através de pedaços de hastes. Para que isso seja possível é necessário cortá-las nas articulações. Depois, elas devem ser colocadas em um lugar arejado, na vertical, de modo que a base fique encostada na terra e sob semi-sombreado. Sendo assim, normalmente, as raízes começarão a aparecer 2 meses depois de feito o cultivo e é o momento de transplantá-la.
Quando recolhidas as sementes elas devem ser colocadas imediatamente em um substrato feito de metade de folhas secas moídas e a outra de areia. Conte que a germinação pode acontecer entre 25 a 45 dias. E quando germinadas as mudas podem chegar entre 8 a 10 meses a altura de 30 cm.
Plantando um Mandacaru
* Pode ser plantado em dois momentos: sob meia-sombra em reflorestamentos ou em pleno sol;
* Pode ser usado na decoração, neste caso, poderá ser plantado em fileiras pela beira da estrada (verificar o espaço entre cada uma das árvores de 3 x 3 m) ou em renques;
* Se for o caso de plantá-la em um pomar doméstico, verificar o espaço necessário de 4×4 m em cada uma das plantas;
* O mandacaru exige que as covas tenham uma preparação especial que se inicia 3 meses antes de plantá-lo. Ver tamanho: 40 cm de altura, profundidade e de largura, de terra são 20 cm para cobrir e a colocação de 5 quilos de composto orgânico, de preferência bem curtido e mais 100 gramas de fosfato de roxa, 500 gramas de calcário e 500 gramas de cinza;
* Depois do cultivo somente quando se formar copas é que deverá ser feita a poda. Nela, todos os ramos que nascem dentro da copa ou na base do caule deverão ser retirados;
* Sobre o adubo, faça uma coroa de 30 cm do caule e coloque dentro 30 gramas de nitrogênio ou ureia e 5 quilos de matéria orgânica;
* As frutas do mandacaru aparecem entre janeiro e março. Elas possuem uma casca avermelhada e lisa. Come-se a polpa cortando a fruta ao meio.