Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cacto-orquídea vermelho (Epiphyllum ackermanii)

Herbácea perene e suculenta, oriunda de clima quente e úmido, típico de regiões tropicais da América do Norte e México. As flores são muito ornamentais e possuem cores expressivas como o vermelho e tons róseos.  Cultivada à meia-sombra, prefere solo bem drenado ou ligeiramente arenoso, que não retenha muita água.
Sua propagação é feita por estaquia de folhas.

Os epiphyllums são, de fato, uma obra de arte criada pela mãe natureza com ajuda do homem, já que é um hibrido desenvolvido por colecionadores de “epis” como eles chamam a estes cactos da selva, que são perfeitos para cultivar em vasos aqui no Brasil!. Sua flores são bem grandes chegando até mais de 40 cm.
Planta de uso ornamental de fácil cultivo em vasos à meia sombra, inclusive em interiores.

Família: Cactaceae

Epiphyllum 3
Como plantar as estaquias

* As estaquias não devem ser plantadas de imediato após aerem cortadas. Devem secar em um lugar fresco de uma a duas semanas antes de plantar;

* Plante a estaquia numa profundidade de 5 cm, em um vaso apropriado;

* A terra deve ser leve. Se for possível misturar 1/3 perlite e 1/3 de casca de pínus;

* Não molhe durante 1 semana após esse tempo inicie a rega cuidadosamente. Seja mesquinho com água a este ponto. A drenagem é extremamente importante, coloque pedras de argila no fundo do vaso, para ter drenagem perfeita. A água de excesso deve escorrer rapidamente para evitar o apodrecimento;

* Uma vez que você começou rega, nunca os deixa secar completamente;

* Quando as plantas não estiverem em flor, é bom molhar a planta toda ao regar. Quando estiver em flor, coloque cuidadosamente água no recipiente para evitar danos às flores;

* As condições ideais de cultivo devem ser de semi-sombra com a luz do sol filtrada e em locais de bom arejamento. O sol de manhã é bem aceito, mas nunca o sol da tarde deve incidir diretamente sobre a planta;

* Você não deverá fertilizar durante os primeiros nove meses. Usando uma boa terra orgânica leve, a planta terá nutrientes suficientes. Depois disso, fertilizar mensalmente com um fertilizante equilibrado como 10-10-10.
Na primeira primavera fertilize com 2-10-10. Isto promoverá crescimento de brotos e finalmente flores. Não fertilize no inverno, especialmente em climas frios;

* Depois que sua planta terminou a inflorescência então fertilize-a mais uma vez com um fertilizante equilibrado, 10-10-10, ou 8-8-8, etc;

* Observe se há existência de caracóis, lesmas e pulgões. Controle estas pragas caso seja necessário para ter as plantas saudáveis.

* Alguns espécies de epiphyllums mostram o crescimento em alguns meses. Outros talvez tomem mais longo tempo. Alguns talvez tenham flores depois que um ano de crescimento enquanto a maioria só as tenha em dois ou três anos. Seja paciente e goze da beleza e esplendor de seu crescimento.

30

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



2 Responses

  1. #1
    João Carlos 
    Friday, 9. September 2011

    Os epis se desenvolvem muito melhor se os vasos forem suspensos, como os da foto que ilustra esta página. Porque ? Não sei, apenas constatei o fato na minha coleção que já é de mais de 40 cores diferentes.

  2. #2
    andreia caldeira 
    Friday, 8. June 2012

    tenho varios vasos,plantei alguns em vaso de fibra de coco e sabe q elas adoraram?cresceram muitas folhas novas bem grossas,so que ainda não deu flor,pra minha decepção vc sabe pq?
    tao bem adubadas,pq sera?

Comente sobre o post