A pitaya uma fruta exótica, silvestre e de colorido intenso, é uma obra de arte da natureza, no México é empregada para preparar sorvetes, iogurtes, doces, geléias, sucos, refrigerantes, consumida fresca.
A planta é perene, porque sobrevive por muitos anos, trepadeira e fixa-se nos suportes que podem ser tronco de árvores, pedras ou nos suportes colocados em produção comercial. A fixação da planta nos suportes é feita através de raízes produzidas em qualquer região de seus ramos. Os ramos são triangulares, suculentos como a maioria das cactáceas e contêm espinhos pequenos de 2 a 4 milímetros de comprimento.
É uma planta rústica “xerofítica” da família das cactáceas, originaria do México tropical, Colômbia e as Antilhas, os espanhóis deram o nome que significa fruta escamosa, nos mercados internacionais, atualmente se comercializam a pitaya amarela e a vermelha.
Ela cresce nos muros e nas arvores que lhe servem de apoio. Além da sua fantástica beleza e sabor exótico, se atribuem propriedades afrodisíacas e curativas, em especial a gastrite.
Nome científico:
- Cereus undatus (sinonímia: Hylocereus guatemalensis, H.undatus) – pitaya amarela e polpa branca – encontrada no Caribe e Ìndias Ocidentais.
- Hylocereus costaricensis – pitaya vermelha de polpa vermelha – encontrada na Nicarágua, Costa Rica e Panamá.
- Selenicereus megalanthus – pitaya amarela – encontrada na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.
- Selenicereus setaceus – pitaya pequena ou saborosa – encontrada na Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.
Família: Cactáceas
Nome comum: pitaia, “night blooming” (nos EUA), “pitajaja” (em Cuba), “flor de cáliz” (na Colômbia), “tasojo” (no México), “dragon fruit” (conhecido mundialmente)
Origem: Nativas da América
Descrição e característica da planta: a planta é perene, porque sobrevive por muitos anos, trepadeira. As flores são grandes, brancas, tubulares, (hermafroditas). Os frutos são globosos ou alongados, com 10 a 12 centímetros de comprimento, e, quando maduros, a casca pode apresentar cores roxas, amarelas ou rosadas. A polpa tem sabor suave e muito agradável. A sua cor é branca ou rosada.
Utilidade: a polpa do fruto pode ser consumida ao natural e no preparo de refresco, sorvetes, saladas, aperitivos, iogurte, geléias e doces.
Thursday, 23. September 2010
ganhei uma muda ,plantei e ela já soltou folhas novas.
olhando aqui vi que é uma muda de pitaya.
gostaria de saber quanto tempo leva para produzir.
desde já agradeço.
amei seu site!!!! bjoss
Monday, 18. October 2010
Se a estaca que plantou foi retirada de pé que já produziu, você deverá colher os primeiros frutos entre 18 e 24 meses, senão levará mais tempo, por exemplo se foi germinado de semente.
Veja se descobre qual é a variedade, se for a amarela ha necessidade de frio para a sua produção. As de casca vermelha gostam mesmo é do calor.
A fruta é deliciosa, e vale o sacrifício da espera.
Procure conduzir em um único haste no suporte, pois produzem muitas estacas e com o desenvolvimento vegetativo, atrasam a frutificação
Monday, 27. December 2010
Gostaria de saber sobre cultivo de pitaya se a variedade cor vermelha poderia ser produzida no nordeste do brasil ou que outra cactacea para producao de frutos voce indica. pela atencao obrigado
Tuesday, 4. January 2011
Boa tarde,
Comprei algumas mudas de pitaya de polpa branca e vermelha que já estavam produzindo; faz 6 meses que plantei, elas enraizaram, algumas tem brotos de até 30 cm; e agora já até saiu flor…. só que não veio fruta. Não consegui falar com a pessoa que me vendeu. Será que essa pitaya entra nesse período de 18 a 24 meses. Obrigado. Bom ano novo.
Monday, 24. January 2011
Respondendo ao Luiz:
É viável o plantio no nordeste das variedades de casca vermelha, caso tenha disponibilidade de água para irrigação.
Respondendo ao Emidio Peres:
As mudas que você adquiriu são de pés que já produziram, o enraizamento se dá com 30 dias e a formação de novas estacas é bastante rápido.
Se foi bem conduzida, (água e adubação) emitirá flores, e poderá até produzir algum fruto de tamanho pequeno na parte da estaca que comprou, mas na maioria das vezes o fruto não vinga, amarela junto com a flor e cai.
Procure conduzir uma só haste por planta no seu suporte, até a altura que julgue viável. No meu caso uso poste de concreto pois planto 4 pés por tutor, com a altura de 1,70.
Como as suas mudas já emitiram flor, você vai experimentar a sua pitaya em menos tempo.
Friday, 1. April 2011
Olá!
Por favor,gostaria de algumas informações sobre o cultivo de pitayas.Estou adquirindo mudas, tanta de amarela e vermelhas.Os pé já são bem desenvolvidos,mas não coloquei na terra ainda,porque quero levar para terreno maior.No caso as pitayas qdo emetirem flores, terá que ser feito a polinização manual?.Porque muitas não vingam as flores?Se fizer manualmente dará frutos?
Gostaria que o sr. me ajudasse>Quanto tempo em média levará para começar a florir?
Grata
Saturday, 9. April 2011
Beatriz: A pitaya amarela precisa de frio para a frutificação, a vermelha não
O espaçamento entre tutores deverá ser de 4 metros entre linhas e 3 metros entre plantas.
A polinização manual ajuda no desenvolvimento dos frutos.
Como você adquiriu as mudas recentes, se for estaca de pé que já produziu ele emitira a flor, e não vingará pois não teve a “alimentação” suficiente, pois pelo que entendi não esta ainda plantada no lugar definitivo.
Quando estiver em lugar definitivo, poderá a ter a floração a partir de 1 ano
Tuesday, 19. April 2011
Ganhei uma muda da pitaia do cerrado. Foi retirada de um exemplar encontrado na natureza e que já produz há muitos anos. Gostaria de saber os cuidados para plantar a minha muda (adubação, irrigação, sombra, distância de outras plantas).
Obrigado!
Thursday, 14. July 2011
Fernando, não conheço nada sobre a “saborosa”, mas acredito que por serem estacas de pés produtivos produzirão a partir de 1 ano caso estejam plantadas num lugar que tenha água e adubação.
Como espaçamento entre elas faça 4 metros entre linhas e de 3 a 4 entre plantas, plante com tutor para poderem escalar e se fixarem.
Quando crescerem e formar uma copa você precisará de espaço para a colheita, e também para o desenvolvimento das raízes.
Saturday, 16. July 2011
Olá. Não estou encontrando mudas da pitaia amarela, você poderia me indiar algum lugar? Grato
Friday, 12. August 2011
comprei algumas mudas que vieram de São Paulo, tem uns 10 meses enquanto estava chovendo estavam bonitas, mas agora no periodo seco est´aparecendo manchas amarelas e apodrecendo, se´rafalta de muita água ou é doença? Moro em Mato Grosso. Grata se puder me ajudar.
Saturday, 10. September 2011
Ailton, eu gostaria de mais informações de como plantar pitaya, ganhei umas estacas retiradas de um pé que ja florou, não sabemos a cor, como devo proceder para plantar, e quanto tempo leva para enraizar. Moro em Viçosa do Ceará, a 740 metros de altitude, de dia está quente, mas à noite faz frio.
Saturday, 25. February 2012
Olá, temos em casa um pé de pitaya amarela há 03 anos, ele dá flores mas nunca deu frutos , o que estou fazendo de errado será?
Sunday, 6. May 2012
Bom dia
minha mae ganhou uma muda de pitaya vermelha e ja éo segundo ano q sóproduz flor e nada de frutos.
a terra é massape e o clima é quente.
o q pode estar faltando para q ela produza frutos.
aguardo retorno
obrigada
maria
Tuesday, 8. May 2012
respondendo a maria: se a adubaçao estiver correto è bom ter no minimo dois pè de cada planta para que possa ocorrer a polonizaçao. portanto è bom que aja mais de dois pè ou mais de cada planta.
Tuesday, 8. May 2012
respondendo a simoni: tendo em vista que a pitaya amarela gosta mais do frio, não sei qual e a região que voces moram. mas è bom plantar mais de um pè , è sempre bom plantar dois pè de cada espesie, seja da vermelha ou amarela, para que possa ocorrer a polonização.
Friday, 2. November 2012
Respondendo para Elizabeth.
Primeiro peço desculpas pelo atraso na resposta, pelo tempo já deve ter até florido ( rs rs )
Como mora em região quente, e a noite fresca, as pitayas vão adorar, gostam de um ar condicionado a noite ( amplitude térmica)
Para o plantio prepare o tutor, uso poste de concreto por ser plantio comercial, lembre se de que produzirão por 20 anos, afofe a terra, use esterco animal curtido, e adubos químicos .
Utilize algum que tenha um maior percentual de cloreto de potássio, para ajudar a “adoçar” a fruta.
RESPONDENDO para a Antonia
Esta parecendo “falta de água”, moro em Goiás que também é bastante quente, e no meu plantio, tinha antes da irrigação, alguns pés que se portavam dessa maneira, talvez por receber o sol de maneira mais direta.
Retire as partes amareladas/moles, deixe só o talo, que as demais estacas que vierem sairão sadias
Respondendo a Maria e Simone:
Existe algumas variedades que não não auto fecundáveis.
Experimente dar uma mãozinha para elas, com a ajuda de um pincel.
Nessa época devem estar começando a florir, retire o polem da arte masculina, na flor é a parte menor e mais alta e pincele na parte maior e mais baixa colocando o máximo de polem que conseguir e vamos ver o resultado.
Tenho também na propriedade 3 mudas, plantadas em lugar separado, que segundo quem me deu só produz a flor, estou acompanhando para ver o que consigo aprender com elas e depois compartilho.
Aviso aos que tem pitaya plantada, esta chegando a hora de saborear o delicioso fruto, a partir de novembro começa a temporada de abertura das flores, e depois de aberta é só esperar mais 30/35 dias e desfrutar.
Thursday, 8. November 2012
Plantei uma muda de pitaya, porem ao ver a foto que consta nesta pagina fiquei com duvidas que são:
1 – pode ser feito uma parreira;
2 – devemos ir tirando as brotas do tronco e só deixar brotas na parte superior;
3 – as mudas devem ser aterradas quantos cms;
4 – podemos fazer novas mudas do proprio pé que plantamos.
Sunday, 31. March 2013
Como saber a hora certa de colher o fruto?
Ele tem que ficar bem vermelho?
Obrigada, aguardo…
Friday, 5. April 2013
bom dia, comprei três mudas d epitaya sendo uma de cada cor, vouplantá-las em um tambor e gostaria de saber que tipo de substância e de adubo posso utilizar no plantio.
Wednesday, 14. August 2013
OI, TUDO BEM ? PARABÉNS PELO blog… e a musica !! C/ o cantar dos pássaros toca N’ALMA..PARABÉNS.. DIA 25 DO MES PASSADO APOSENTEI,SOU FUNCIONARIO PUBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. H A QUASE 3 ANOS ESTOU ADQUIRINDO MUDAS DE PITAIA.. QUE ESTÃO EM POTES E VASOS ,TENHO UMAS 240 MUDAS ENTRE A ROXA BRANCA E AMARELA.POREM DEIXEI AS MUDAS MISTURADAS AGORA TEREI DE PLANTA-LAS JUNTAS E SÓ FUTURAMENTE PODEREI SEPARA-LAS. EXETO A AMARELA QUE DIFERE UM POUCO..AGORA EM AGOSTO DEVEREI EFETUAR O PLANTIO. TENHO UM SITIO NO VALE DO RIBEIRA SUL DE SÃO PAULO NA REGIÃO A PITAIA É DESCONHECIDA GOSTARIA DE SEGUIR O SEU BLOG. É MUITO INTERESSANTE..
Friday, 18. October 2013
Quando eu era criança, na década de 60, tínhamos no sítio um pé bastante grande de pitaya que cresceu se apoiando numa árvore. Suas flores eram lindas e seus frutos atraentes e, como toda criança, começamos a comê-los sem saber se tal fruto era comestível. Hoje quando como pitaya, o seu sabor me reporta à infância. Já plantei algumas mudas a fim de resgatar aqueles tempos idos. O melhor é plantar junto a um tutor de madeira em vez de poste de cimento. Sou apaixonada pela natureza.