Os cactos são tipos de plantas que se caracterizam por sua alta resistência às condições extremas de calor, já que retêm a água em seus caules, folhas e raízes. Mas o que acontece com os cactos no inverno? Devemos tomar algum cuidado especial com a chegada do frio? A verdade é que sim, por isso uma breve explicação de como cuidar de um cacto no inverno.
Irrigação
No caso dos cactos plantados no exterior, não devemos regá-los se morarmos em uma área com geadas frequentes, já que a água se solidificaria e danificaria nossas plantas.
Nos cactos que temos no interior de casa, durante o inverno devemos colocar água uma ou duas vezes por mês, já que se encontram em um período de repouso e precisam de menos nutrientes para viver.
Adubo
Apesar dos cactos serem plantas muito resistentes, também precisam de um bom substrato para se desenvolverem da melhor forma. O mais recomendável é plantá-los em terra leve com uma boa drenagem, principalmente no inverno, para evitar que a água encharque e faça a planta apodrecer.
Condições meteorológicas
As baixas temperaturas, assim como as adversidades meteorológicas prejudicam estas plantas no inverno. É por isso que devemos proteger os cactos das geadas, chuvas fortes, neve, granizo e outros efeitos do tempo.
Transplante
No inverno os cactos não devem ser transplantados, pois seria contraproducente pelo fato de ficarem em uma etapa de letargia. A melhor época para trocar este tipo de plantas de vaso é entre setembro e dezembro, correspondendo à época da primavera.