A Crassula muscosa, também conhecida por licopodiose é uma planta suculenta nativa da África do Sul, que pertence à família Crassulaceae.
Cresce na forma de pequeno arbusto ramificado, com forma emaranhada. As hastes são eretas, mas tendem a curvar-se com o tempo, com aproximadamente 30 cm de altura e 5 cm de diâmetro.
As folhas são pequenas e amontoam-se à volta do caule fino, dispostas em rosetas lineares de 4 fileiras de pás, lembrando uma forma quadrada.
As flores surgem na base das folhas, são pequenas e quase imperceptíveis, com tonalidade amarelo esverdeado e mal cheirosas.
Cultivo e cuidados
Condições de cultivo
Aprecia ambientes com sol ou luz direta, embora tolere a sombra. A sua folhagem fica mais bonita em locais de meia sombra, porém também fica mais frágil. O excesso de sol tende a endurecer a planta e a limitar o brilho das folhas.
Aprecia temperaturas situadas entre os 10 e os 26ºC, a sua resistência às baixas temperaturas não ultrapassa os -2ºC, nas épocas mais frias proteja-a no interior.
O solo deve ser bem drenado e moderadamente fértil. Um substrato rico em matéria orgânica, misturado com areia de rio adapta-se perfeitamente ás suas necessidades.
Tratos culturais
A rega deve ser moderada, tal como a maioria das suculentas, é sensível ao excesso de água e aprecia ambientes secos. Permita que a terra seque bem entre cada irrigação.
Na Primavera/Verão, faça uma adubação com um adubo indicado a suculentas, uma vez por mês, ou utilize um adubo de libertação lenta incorporado do substrato, no ato do transplante.
Periodicamente faça uma limpeza à planta, elimine os ramos secos ou doentes. No caso de ramos com sinais de podridão, corte abaixo da necrose, de modo a eliminar toda a parte infectada.
Reprodução da Crassula muscosa
É uma espécie de fácil multiplicação, no seu habitat natural têm tendências invasivas. Propaga-se por via da divisão de touceiras ou a partir de estacas caulinares, com maior sucesso entre a Primavera e Verão.
O enraizamento deverá ser feito em locais de meia sombra, em substrato arenoso ligeiramente umedecido.
Curiosidades sobre a Crassula muscosa
O nome Crassula muscosa vem do latim muscosus traduzido a musgoso, condizente à sua semelhança com o musgo.
Esta planta têm uma grande longevidade, quando tratada com os cuidados mínimos necessários, ela chega a durar mais de 20 anos.
Nomes comuns: Cauda de lagarto, Cipreste de brinquedo, Pulseira de relógio, Cordão de São José, Planta com ziper.