Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ESTIOLADA

Estiolamento ocorre quando uma planta cresce na ausência total ou parcial de luz. A planta é sustentada pelos nutrientes de reserva da semente.

O estiolamento ocorre pela síntese de hormônios que faz com que o caule cresça excessivamente.

Os caules ficam longos enquanto as folhas ficam pequenas. É o mecanismo adaptativo que faz com que as sementes enterradas profundamente alonguem-se em direção à superfície. Como consequência a planta atinge alturas favoráveis à obtenção de luz.

A planta estiolada apresenta uma cor branca-amarelada pois não possui clorofila (clorose).A planta não assimila clorofila, pois os pigmentos não são estimulados na ausência de luz solar.

Possui pequenas folhas e ápice culinar em forma de gancho que protege os primórdios e o meristema apical contra o atrito com o solo. As células do caule se tornam vacuoladas.

Ao atingir a luz a planta passa a ter desenvolvimento normal.

Algumas plantas aceitam crescer com menos horas de insolação do que outras — na natureza, são as que surgirem embaixo de grandes árvores, perto de rochedos, em locais protegidos do sol intenso algumas horas no dia.

Uma orquídea acostumada a crescer junto ao tronco de uma árvore certamente aceita algum sol que penetre pela copa, mas, se a árvore escolhida perder as folhas completamente, a orquídea queimará. Não é que ela seja incapaz de se adaptar ao sol, é que a mudança foi brusca demais.

Isso acontece muito com as plantas suculentas. Mas isso também pode ocorrer por excesso de nitrogênio no solo, já que esse componente é responsável pelo crescimento de plantas. Se for usado em excesso na adubação, por exemplo, pode ser prejudicial.

ESTIOLADA

Caso tenha acontecido isso com a sua suculenta, o ideal é mudar ela para um lugar que tenha mais luz solar e durante mais tempo do dia. Isso é essencial para a recuperação da planta. Em seguida, é preciso fazer uma poda. Não precisa ficar com dó pois a planta crescerá novamente mais linda e saudável.

Depois disso, espere em torno de dois dias o caule cicatrizar para poder plantá-los novamente. Isso evita que apareçam fungos. Aí sim você pode replantar o caule da suculenta deixando 1 cm de baixo da terra.

As folhas que sobraram, é só posicionar em cima da terra e regar moderadamente que sairão raízes e brotos.

Para evitar que a suculenta fique estiolada, deve-se ficar atento ao tipo de substrato ou adubo usado no vaso, além de se certificar que há uma boa drenagem para não acumular água. Mas, o mais importante, é deixá-la em um lugar mais iluminado do que estava antes.

flores (2)

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post