O Sedum clavatum cresce sob a forma de várias pequenas rosetas compactas, que se prolongam em longas hastes com tendencia rastejantes. Á medida que crescem as hastes perdem as folhas, mas geralmente são compensadas por hastes mais jovens.
As folhas são verde azuladas pálidas e quando são sujeitas a sol mais forte adquirem um tom rosado nas pontas.
As flores surgem no meado da Primavera até aos fins do Verão, são pequenas e compactas, brancas com o formato de estrelas.
Cuidados
Esta suculenta aprecia uma boa exposição solar, requer quatro a seis horas de luz solar diariamente. O sol intenso do meio dia nos meses de Verão, poderá ser prejudicial à planta.
A temperatura ideal para o cultivo do Sedum clavatum situa-se entre os 15 e os 26º C. Tolera o frio se o substrato se apresentar bem seco.
Rega
As necessidades de água são compatíveis à maioria das suculentas. É essencial que, ao regar o Sedum clavatum no verão, deixe o substrato secar entre cada adição de água.
No Inverno reduza a irrigação tanto quanto possível, o excesso de umidade pode potenciar o apodrecimento das raízes.
Multiplicação
Propaga-se facilmente através do enraizamento de caules e de folhas, mas também pode ser cultivada a partir de sementes na Primavera. O enraizamento de caules é o método mais rápido, em uma ou duas estações restabelece-se uma nova planta com facilidade.
Transplante
Pode ser transplantado entre a Primavera e ou Outono. Procure mudar a suculenta quando as raízes e o solo estiverem secos. Ao realizar o transplante use composto seco e aguarde alguns dias antes de regar.
O composto deve ser poroso e com boa drenagem, poderá encontrar essas características numa mistura comercial indicada a cactos e suculentas ou numa mistura caseira.
Manutenção
Corte as folhas estragadas ou murchas à medida que elas surgem. Elimine as hastes das flores após o fim da floração. Pode as ramificações conforme necessário, de modo a manter a forma da suculenta.
Não necessita de grandes adubações, basta juntar-lhe matéria orgânica uma vez ao ano e um pouco de fertilizante entre a Primavera e o Verão.
Pragas e doenças do Sedum clavatum
Geralmente os Sedum são muito resistentes, os perigos que normalmente ocorrem surgem por falta de luz e excesso de água.
As plantas enfraquecidas são susceptíveis à infestação de pulgões e de cochonilhas, principalmente nas uniões das folhas aos caules. Os caracóis e lesmas são um problema sério, podem devorar seções da planta e dizimá-la em pouco tempo.
Usos paisagísticos
O Sedum clavatum é uma suculenta que funciona muito bem como cobertura de solo ou jardins de pedra. Quando colocada em cestos pendentes, possibilita lindos arranjos, o seu hábito de crescimento faz com que caia atrativamente pelas laterais dos vasos.