Espécies da grande família Crassulaceae podem ser encontradas em quase todo o mundo, sendo as rosas-de-pedra e os kalanchoes as mais conhecidas.
O gênero Crassula conta com algo em torno de trezentas plantas, que crescem, sobretudo, na África do Sul. De tamanhos diferentes, as espécies exibem um porte que vai do arbustivo, com cerca de três metros de altura, até forrações pequenas de apenas alguns centímetros.
A Crassula portulacea, na foto acima, é uma das espécies arbustivas conhecidas popularmente por planta-de-jade.
Natural da África do Sul, apesar de demorar um pouco, pode atingir até dois metros de altura, com troncos grossos e suculentos. Porém, basta atingir, uns 50 centímetros para que surjam, no Inverno, inúmeras e miúdas flores brancas.
Esse arbusto é de fácil cultivo, até porque não é exigente quanto ao substrato no qual esta sendo plantado. Desenvolve-se bem à sombra, entretanto, se deixado ao sol pleno pode mostrar todo seu esplendor.
O único inconveniente de se ter a planta-de-jade em locais onde o clima é muito úmido, é que ela pode ganhar um tipo de pinta preta nas folhas. Mas esse problema pode ser facilmente resolvido com pulverizações de produtos à base de benomyl.
Crassula mucosa
Llycopodioides Crassula
Família: Crassulaceas
Origem: África do Sul
A planta é de fácil cultivo, tanto a pleno sol ou sombra parcial. No tempo frio, é utilizado como planta de interior.
As flores no verão e início do Outono.
Suas flores são muito pequenas, branco amarelado.
É cultivada em vasos, cestos e pequeno jardim de rocha. Requer pouca irrigação. Facilmente reproduzidos tanto por estacas e por sementes.