A Crassula tetragona, cujo nome se deve à filotaxia das suas folhas (do grego, tetra + gonia = quatro + ângulos), é uma planta originária da África do Sul
Rega: Estas plantas devem ser bem regadas, embora se possa deixar a terra secar completamente entre regas. Se a planta florir, o que acontece normalmente no Verão, a sua necessidade de água aumenta. Durante os meses frios de Inverno, a rega deve ser escassa, o suficiente apenas para impedir as folhas de ficarem com um aspecto “enrugado”.
Luz: A Crassula tetragona pode receber até 6 horas de sol direto diariamente embora também se dê bem em locais sem sol, desde que não tenham demasiada sombra.
Temperatura: É uma planta que aguenta temperaturas muito baixas e até mesmo geada. No entanto é preferível que esta crássula não seja exposta a temperaturas abaixo de 6ºC.
Crassula tetragona em flor
Adubação: Use um adubo líquido fraco durante a época de crescimento. Uma vez por mês será suficiente.
Solo e reenvasamento: Use um solo leve, com boa drenagem. Estas plantas de interior crescem lentamente e não será necessário mudar de vaso com muita frequência.
Doenças: É muito raro estas crássulas terem qualquer tipo de doença ou praga.
Propagação: A Crassula tetragona pode ser reproduzida por estaca de caule ou de folha. As folhas enterradas parcialmente no solo, rapidamente criarão raízes e darão origem a outra planta. Se plantar as estacas de caule verticalmente, elas continuarão a crescer dessa forma. Se as colocar horizontalmente no solo, as raízes surgirão ao longo de toda a estaca e formarão várias novas plantas.
Poda: Por forma a dar um aspecto mais arbustivo à sua planta, pode o topo dos caules, para que a planta rebente mais abaixo e fique mais densa e compacta. Se não o fizer, as Crassula tetragona têm tendência a produzir rebentos nas extremidades, o que faz com que possam ficar um pouco pesadas no topo e tombar.
Friday, 16. March 2012
Ganhei uma crassula de 12 anos e gostaria de saber mais como cuidar , como e quando podar e como modelar a minha planta .