O Senecio rowleyanus além de muito ornamental é uma suculenta muito curiosa. Suas folhas verdes e esféricas têm a forma de pequenas contas de pérolas com cerca de 1 cm de diâmetro e são interligadas por longos ramos finos e pendentes, o que lhe rendeu os nomes populares de colar-de-pérolas, cordão-de-ervilhas e rosário.
Ela é originalmente uma planta rasteira, mas atualmente é muito utilizada como uma planta pendente. Suas hastes costumam crescer bastante, atingindo entre 0,60 e 1,00 metro de comprimento.
Durante a época do verão, as suas folhas costumam ficar em uma coloração verde clara, mas é muito mais comum que as folhas comecem a nascer com uma tonalidade em verde escuro.
Seu desenvolvimento se dá melhor na sombra bem iluminada. O substrato deve ser bem drenado, não pode reter umidade. Melhor composição é 1 parte de terra comum + 1 parte de areia + 1 parte de terra preta adubada. No fundo do vaso sempre coloque uma camada de uns 2 cm de pedras para ajudar a escoar a agua mais rapidamente.
A frequência da regra depende do local onde a planta está. Depende da cidade, depende da altitude, depende do vento, e depende muito do tipo de vaso que você esteja usando, se for pequeno demais para a planta, ou se for de barro, tudo isso influencia, mas uma coisa é certa: se notar que as pérolas estão enrugando, e ficando opacas, é sinal que a planta não esta recebendo agua o suficiente e está usando suas reservas internas.
Fique alerta! Quando os cordões são longos, por volta de 1 m, aquele pequeno caule deve manter todas as folhinhas de seu comprimento hidratadas, pois isso a terra não pode secar de tudo. Por outro lado, se a terra ficar constantemente úmida, a planta sofre um afogamento e apodrecimento das raízes.
É preciso encontrar o equilíbrio para que ela cresça saudável. A melhor maneira de reproduzí-lo e por galhos que soltam raízes facilmente. Pegue um feixe de galhos de uns 15 a 20 cm, e centralize no meio do vaso como se fosse um polvo enterrando uns 2 cm das pontas.
Espalhe os galhos em varias direções. Cubra com uma camada fina de terra os galhos entre as bolinhas até a beirada do vaso. Logo ele estará se espalhando pelos vasos e descendo em cascata.
O gel é composto por polímeros que se parecem com pequenos cristais quando estão secos e fechados na embalagem pronta. Quando você adiciona água ao gel, ele vira uma verdadeira massa com flocos gelatinosos.
Coloque este gel na mistura de terra e turfa que você fez anteriormente, lembrando que a base com turfa seca rapidamente.