As suculentas são plantinhas fáceis de cuidar e muito lindinhas: várias espécies têm esse apelido porque armazenam bastante água nas folhas e no caule. Por esse motivo, elas têm que ser pouco regadas e, por isso, são as preferidas de quem não tem muito jeito ou tempo para cuidar de plantas.
Apesar de requererem pouco cuidado, elas podem apresentar alguns problemas, e há sinais específicos deles que você pode identificar e resolver. Por isso, confira a seguir problemas que as suculentas podem apresentar e como resolvê-los:
Crescimento alongado
Este problema normalmente acontece em ambientes de sombra, quando a planta não está recebendo luz suficiente.
Se as suas suculentas estão ficando com os caules alongados e começando a ter um espaçamento grande entre as folhas, coloque a planta num local onde ela apanhe mais claridade e mais luz.
Caso não goste do formato que a suculenta adquiriu::
Pode replantar e fazer várias mudas. Corte a parte superior da planta (roseta mais composta) e retire as folhas inferiores para poder e plantar.
As raízes irão aparecer no local em que retirou as folhinhas. As folhinhas inferiores que foram retiradas podem e devem se aproveitadas. Coloque-as num vaso em cima da terra (deitadas) – não necessitam ser enterradas.
O caule também pode ser aproveitado, pois esta planta tanto irá pegar de estaca de folha como de caule.
Divida o caule em vários pedaços, enterre uma ponta ou pode somente deixa-lo pousado sobre a terra.
Não se esqueça de misturar areia à terra das suas suculentas, em quantidades iguais, Misture bem e o substrato estará pronto para receber suas mudas.
Queimaduras nas folhas
Quando as folhas aparecem queimadas (avermelhadas, com as pontas secas) é sinal que a planta está recebendo mais luz do que o necessário.
Mude a planta para um local mais protegido do sol. Se não for possível muda-la basta fazer regas com mais frequência.
As pontas das folhas queimadas podem ser podadas / cortadas.
Apodrecimento do caule ou da raíz
O apodrecimento normalmente é causado por excesso de água com ação de fungos.
Sinais de apodrecimento
Poucas raízes
O caule deixa de ser viçoso ficando mole.
O que fazer
Retire as folhas velhas e secas, corte entre a região viçosa e a região amolecida do caule. Use uma tesoura de poda.
O objetivo é retirar toda a parte apodrecida da planta.
Replante a planta no mesmo tipo de substrato descrito acima.
Caso a sua suculenta tenha o caule muito largo e espesso, deixe a planta em repouso durante 1 a 2 dias antes de voltar a replantá-la. Assim ajudará a planta a cicatrizar e evitar que esta continue a apodrecer.
Muitas vezes as suculentas começam a apodrecer, pois o solo não está bem drenado. Experimente colocar uma camada de pedras no fundo do vaso. Também pode colocar pedrinhas sobre o substrato, para evitar o apodrecimento das folhas inferiores.
Falta de rega
Se costume esquecer-se de regar suas suculentas, estar irão começar a ficar atrofiadas, ressecadas e enrugadas. As folhas também irão mudar de coloração.
Coloque a planta num local mais protegida da luz e hidrate-a com mais frequência.
Quando a planta voltar ao seu desenvolvimento natural, as folhas queimadas e enrugadas caírem e houver aparecimento de folhas novas deixe de fazer as regas frequentes.
Aparecimento de pragas
Normalmente os caules das suculentas são atacados por pulgões e cochonilhas. Existem diversos fatores que podem desencadear este tipo de praga.
A suculenta pode ter sido plantada de forma inadequada , a terra está muito compactada, excesso de água, desequilíbrios naturais, etc.
O Tratamento natural ideal para este problema é a calda de sabão:
1 colher de detergente biológico para lavar louça
1 litro de água.
Mexa bem esta mistura, molhe um cotonete e esfregue-o na região onde se encontra o parasita.
Também pode usar a mistura num borrifador e borrifar a planta de 2 em 2 dias, até eliminar o problema.
Caso seja necessário, volte a repetir o tratamento após uma semana da última aplicação.