A fertilização é sem dúvida alguma um dos pontos de maior destaque em qualquer tipo de cultivo e sendo assim, saber escolher o substrato para rosa do deserto é essencial, concorda?
O substrato é o responsável por dar o suporte para a planta fixar suas raízes, retendo o líquido proveniente da rega e disponibilizando os nutrientes necessários.
Assim, o processo de adubação é favorecido, garantindo o bom desenvolvimento de sua planta, bem como ajudando em uma floração exuberante.
Porém, no mundo real, nem tudo é perfeito, visto que muitos problemas podem surgir tanto pelo excesso quanto pela falta de nutrientes em seu cultivo de rosas do deserto.
No caso das plantações de rosa do deserto, os nutrientes essenciais são: nitrogênio (N), potássio (K), fósforo (P), magnésio (Mg) e cálcio (Ca), ferro (Fe), manganês (Mn), boro (B), cobre (Cu), molibdênio (Mo) e zinco (Zn).
Entretanto, como esse tipo de cultivo apresente grande drenagem de água, muitos desses nutrientes podem acabar se perdendo por lixiviação.
Assim, como há uma grande perca nutricional, as adubações complementares são super bem vindas e devem ser uma das suas maiores preocupações no cultivo.
Por isso, mostraremos um passo a passo simples com 3 dicas de como cuidar bem da nutrição de suas plantinhas, escolhendo o melhor substrato para rosas do deserto! Vamos lá?!
1. Escolha um substrato para Rosas do Deserto com boa drenagem
Por ser um tipo de suculenta, as rosas do deserto precisam de um substrato específico, ou seja, com boa fertilidade e drenagem.
Nesse sentido, muitos cultivadores adotam em seus plantios o uso de areia grossa e embora funcione, esse substrato para semear rosa do deserto não é muito indicado, visto que deixa o vaso pesado.
Uma boa dica então para escolher corretamente seu substrato é pensar em uma opção a base de carvão.
Isso mesmo, o carvão além de ser rico em nutrientes essenciais às rosas do deserto, ainda possuem boa capacidade de drenagem da água, é leve e aumenta a oxigenação nas raízes, evitando a podridão.
Além de tudo isso, trata-se de um substrato natural e que pode ser encontrado até mesmo de graça, visto que é um rejeito de fogões a lenha, lareira e outros equipamentos de queima.
O único tipo de substrato a base de carvão que deve ser evitado deve ser o proveniente das churrasqueira, pois é rico em sódio (sal do churrasco), o que pode prejudicar a absorção de nutrientes do solo para as raízes das plantas.
2. Escolha um substrato para Rosas do Deserto rico em matéria orgânica
A segunda dica de ouro para suas plantas é escolher um substrato para rosa do deserto caseiro, isto é, feito de compostos orgânicos provenientes do seu próprio consumo.
Assim, os substratos orgânicos são indispensáveis no cultivo de rosas do deserto, visto que são alternativas muito férteis, naturais e baratas.
No húmus, substrato feito de matéria orgânica, encontram-se praticamente todos os nutrientes essenciais ao bom desenvolvimento desse tipo de cultivo, bem como ajudam e muito na retenção da umidade.
Além do mais, a fertilização orgânica é muito importante para atingir um bom diâmetro do caudex e é essencial para um floração de rosas do deserto impecável.
Alguns exemplos nesse sentido são substratos a base de cascas de árvores, cascas de frutas, legumes e vegetais, cascas de ovos, borra de café, casca de arroz carbonizada, esterco, entre outras opções.
3. Escolha um substrato para Rosa do Deserto em níveis adequados de nitrogênio
Saber como cultivar rosas do deserto está intimamente ligado à forma como a adubação é feita e por isso, deve-se ficar atento aos substratos ricos em nitrogênio.
Substratos com excesso de nitrogênio tendem a aumentar o crescimento vegetativo da planta.
O que isso acarreta em suas rosas? Basicamente, quando a planta recebe mais nitrogênio do que necessita, todo o seu metabolismo fica comprometido.
Além disso, a rosa do deserto tenderá a investir sua energia no desenvolvimento das folhas e não das flores, ou seja, prejudicando a floração.
Por essa razão, cuide como você está adubando sua rosa do deserto, pois caso coloque com frequência um substrato rico em matéria orgânica, deve ficar atento aos níveis de nitrogênio, visto que provavelmente haverá um excesso desse nutriente.
Sabendo de tudo isso, será muito mais fácil escolher o melhor substrato para rosa do deserto.
A intenção é que você escolha uma opção que cai bem ao seu tipo de cultivo, ou seja, analisando as necessidades das suas rosas do deserto.
O que isso significa? É simples! Um substrato perfeito para um cultivador no estado de Santa Catarina, pode ser péssimo para um do Ceará, já que são climas distintos, fluxo de chuva diferente, enfim.
A dica é que você opte por um substrato com características e proporções próprias ao seu cultivo, avaliando a periodicidade de rega, oferta de chuva local, temperatura da região e nível de exposição ao sol.
Tudo isso afetará na sua escolha e consequentemente no desempenho das suas rosas do deserto.
Nesse sentido, alguns produtores recomendam o uso de substrato composto por 2 partes de areia para cada uma de matéria orgânica e 5% de carvão.
Outra receita de substrato bem eficiente e aplicada é uma composição de 50% de matéria orgânica com 50% de carvão moído.
Ah, e por fim, lembre-se de que para fazer a adubação em suas plantas, seu substrato precisa estar totalmente seco, pois caso contrário, poderá queimar as raízes e provocará a queda das folhas de sua planta!
Essas são pequenas dicas que te ajudarão a cuidar da sua rosa do deserto de uma maneira mais assertiva.