O kalanchoe é uma planta muito indicada não somente pela sua beleza, mas também pela praticidade de cultivar. Para saber como cultivar corretamente uma espécie de planta, você precisa também conhecer um pouco sobre ela, pois dessa forma vai entender algumas reações da planta em seu jardim e algumas de suas necessidades também.
É uma planta com origem na Holanda, da Ilha de Madagascar, mas muito cultivada em diversas regiões do mundo inteiro. Ela não possui um porte grande, não chegando a mais de 25 cm de altura. É categorizada como uma flor, muito bela inclusive e pode ser cultivada tanto em ambientes internos como externos.
Apesar de ter uma aparência bem delicada, a kalanchoe é bem resistente. Apresenta uma folhagem bem grossa, suculentas, sempre na cor verde e com as bordas onduladas. As flores da planta sempre aparecem no final do outono e permanecem vivas até o final do inverno e quando começa a primavera, ela já inicia um novo ciclo e as flores brotadas começam a serem trocadas. Os tons desta linda flor, variam entre vermelho, alaranjado, amarelo, rosa, lilás e branco.
Apesar de ter esse ciclo natural, muitos agricultores acabam induzindo a floração do kalanchoe em outras épocas do ano para que ela se mantenha no mercado sempre, já que existe uma busca muito grande por essa espécie durante o ano inteiro.
É uma espécie que tem um ciclo de vida que pode chegar até 2 anos de duração, mas tudo vai depender dos cuidados dispensados à planta. Após o término de um ciclo, ela não brota naturalmente pela segunda vez, vai ser necessário você realizar o replantio da espécie.
Aqui no Brasil, dependendo de onde a planta será cultivada, ela vai receber diferentes nomes populares sendo os mais comuns como flor-da-fortuna, flor-do-papai e calandiva.
Também pode ser encontrada uma diversidade incrível de cores das flores. Elas variam entre o vermelho, o laranja, o amarelo, o rosa e o branco. As pétalas são bem simples e podem ser duplas ou triplas, dependendo da formação da planta.
Cultivo
A melhor forma de cultivar o kalanchoe é utilizando floreiras ou então bordaduras em jardins.
Pode-se ainda criar uma diversidade incrível de plantas combinando as cores da espécie ou cultivando uma única cor. Eles reagem bem uns aos outros independentes da sua formação.
Indico claro, a variação de cores para que se tenha um resultado mais alegre e bem colorido, o que vai deixar o seu jardim muito mais bonito.
Regas
Todas as plantas precisam de uma certa frequência para regas, pois elas precisam se manter hidratadas principalmente se forem cultivadas em ambientes externos onde existe um contato direto e maior com a luz do sol. No caso do kalanchoe, o ideal é regar de 2 a 3 vezes por semana nos meses mais quentes e 1 vez por semana nos meses mais frios.
Se nos meses mais quentes existir certa frequência de chuvas, principalmente nos dias de rega, você pode suspender para não encharcar demais a planta.
Cuidados no cultivo do kalanchoe
Mais acima foi citado que o kalanchoe é uma planta bem resistente e isso é um fato, mas esse detalhe não significa que pode-se deixar a planta ao léu, sem dispensar alguns cuidados, pois mesmo aquela planta mais rústica vai precisar de atenção de vez em quando. No caso do kalanchoe deve ficar atento para:
* Cultivá-lo sempre em solo que estejam bem drenados, que sejam férteis e ricos em matéria orgânica.
* A capacidade de drenagem do solo é importante porque a planta não gosta de ambientes encharcados, então o solo precisa conseguir absorver bem e rápido as regas.
* Deve sempre ser cultivado à meia sombra. A planta precisa de muita luz para se desenvolver, mas no verão ela não vai suportar o sol direto, principalmente entre as 10 da manhã e as 17 horas.
* Sempre que for observado algumas hastes velhas na sua planta retire todas à medida que elas vão murchando. Isso faz com que a planta abra espaço para flores novas.
* Durante as regas, evite molhar as flores e as folhas pois isso vai causar o apodrecimento das mesmas e se ela estiver sob o sol, deixará manchas amareladas o que tira a beleza da planta.
* O espaçamento ideal entre uma planta e outra é de pelo menos 20 cm.
Adubação e fertilização
Esse processo é bem delicado e vai exigir muita atenção, já que a aplicação excessiva reduzida de adubo e fertilizante na planta vai comprometer diretamente no seu crescimento.
O melhor fertilizante para se usar nessa espécie é o mineral NPK na formulação 04-14-08. Para que o seu solo fique sempre úmido, o que vai ser muito bom para a planta, pode-se misturar ao solo onde o kalanchoe está plantado um pouco de grama seca ou então palha de arroz. Elas absorvem o calor e evita que o solo fique totalmente seco. Dessa maneira o kalanchoe não sofrerá com seca de solo.
Como plantar o kalanchoe
O cultivo é simples, porém requer um pouco de atenção. Siga o passo a passo para que não deixe ser passado nenhum detalhe.
Passo 1: Em um vaso ou canteiro misture fertilizante NPK de formulação que já foi indicado mais acima junto com a terra que receberá a planta.
Passo 2: Nessa primeira fase da planta, regue com frequência deixando sempre a terra um pouco umedecida, principalmente se você estiver no verão. Cuidado apenas para não deixar muito encharcado, pois isso vai ajudar na proliferação de fungos na sua planta.
Passo 3: Até os 21 primeiros meses observe a planta e mantenha cuidados como a temperatura ideal, exposição à luz, os níveis de fertilizante e também a quantidade de retenção de água, pois isso pode matar a sua planta.