Ripsális é um cacto epífito, o que significa que essa suculenta costuma se desenvolver sobre outras plantas. Eis uma planta nativa da América do Sul e América Central, cujo nome popular (cacto macarrão) se dá pelo fato de suas folhas caídas, que lembram um prato de macarronada.
Essa é uma planta perfeita para ornamentar janelas, varandas, sacadas e áreas. Por contar com uma paleta de cores neutras, ela harmoniza muito bem com outras flores.
Confira algumas das principais características botânicas dessa planta
A Rihipsalis é uma planta de crescimento lento. Seu florescimento se aparece no início do ano na cor amarela.
Pode atingir até 10 m de comprimento – chega a metade desse comprimento em ambientes fechados. É uma planta de umidade moderada e sua propagação é feita por corte no caule.
O cacto macarrão não é uma planta tão fácil de se cultivar. Há alguns procedimentos e requisitos de cultivo para plantar o cacto macarrão com sucesso:
* Luz: esse cacto costuma se desenvolver na sombra de outras árvores e plantas, quando em ambiente natural. Devido a isso, o ripsális é muito sensível a incidência direta de luz solar. O melhor ambiente para cultivá-lo é o de sombra parcial – principalmente dentro de casa.
* Umidade: a umidade que representa as condições nativas da planta é de cerca de 50%. Devido a isso, quando cultivado dentro de casa, opte por ambientes mais secos, evitando cozinhas, banheiros e outros ambientes com muita umidade.
* Temperatura: nativamente, a planta ripsális costuma habitar climas subtropicais e tropicais, em ambientes quentes e úmidos. Portanto, ao cultivá-lo em ambientes fechados, você deve assegurar uma boa corrente de ar. Também proteja o seu cacto dos danos da geada.
* Solo: um solo rico em húmus e bem drenado é o ideal para esse cacto. O pH ideal de solo é entre 5,0 a 6,5 (ácido). Irrigação: a rega deve ser mais frequente durante os meses de crescimento. Durante os meses de descanso, você pode reduzir a irrigação. O excesso de irrigação (e umidade no solo) pode ocasionar doenças de fungos, ocasionando o apodrecimento das raízes da planta.
* Fertilização: você pode fertilizar este cacto a cada duas semanas durante o período de crescimento. Siga as instruções contidas no rótulo do fertilizante utilizado. Cultivo em vasos: é possível cultivar esse cacto em vasos (e eis o cultivo mais comum). Você deve utilizar preferencialmente vasos de barro, que permitem um melhor respiro do solo do que outros materiais. Isso ajudará na prevenção de doenças de fungos.
* Poda: o cacto macarrão dispensa a poda. Mas você pode utilizá-la para controlar o crescimento e a aparência da planta.
* Pragas do Cacto: entre as pragas que podem infestar a sua planta, podemos citas as cochonilhas e os ácaros. Embora elas sejam difíceis de identificar, principalmente na fase inicial de infestação, após a identificação, aplique um pesticida a base de óleo de neem.
Veja algumas variedades comuns desse gênero:
* Rhipsalis baccifera: o cacto macarrão, do qual tratamos em todo esse artigo.
* Rhipsalis cereuscula: outra planta arbustiva que pode ser cultivada domesticamente. Tem pequenas flores na cor branca.
* Rhipsalis clevata: variedade com flores em formato de sino.
* Rhipsalis pilocarpa: variedade nativa do Brasil, com flores brancas perfumadas.
* Rhipsalis pachyptera: uma planta ornamental muito bela com flores na cor amarela. prefere uma exposição a uma luz semi-sombra ou moderada e um clima quente e úmido. No inverno, deve descansar a cerca de 10-12ºC, embora possa tolerar até 5ºC.