É uma trepadeira pendente e muito delicada, de caule longo e arroxeado que pode alcançar de 2 a 4 m de comprimento. Apresenta folhas suculentas, opostas, em formato de coração, de coloração verde-musgo, com um marmorizado prateado na página superior e arroxeadas na inferior.
A floração é distribuída durante os meses quentes e as flores são em forma de um pequeno vaso, com corola rosada, e pétalas roxo-púrpura. Os frutos são pequenas vagens, com sementes achatadas, que caem facilmente quando maduras.
Com folhas entrelaçadas em formato de coração, a conhecida popularmente como corações-emaranhados.
Ela é um tipo suculenta, mas não exige luz direta, necessita apenas de um pouco de iluminação nas suas folhas durante um curto período do dia, de preferência na parte da manhã.
Essa espécie pode suportar temperaturas elevadas, mas que se adapta melhor em locais de meia-sombra. Se ela for colocada em um ambiente com sombra, você pode tê-la dentro ou fora de casa.
Apesar de não exigir tantos cuidados, a corações-emaranhados é ideal para quem pretende dedicar mais tempo ao jardim. Ela é uma espécie de médio cuidado. Que vai lhe proporcionar um relacionamento mais ávido com as plantas.
Veja o passo a passo do cultivo da corações-emaranhados em vasos:
Uma dica importante é não molhar as folhas durante as regas. Além disso, o solo deve estar sempre úmido para que a planta se desenvolva bem.
1 – Por ela ter a característica de ser uma planta pendente, é recomendado utilizar um vaso cuia. De preferência aqueles que você possa pendurar, assim o vegetal pode crescer uniformemente para todos os lados.
2 - Depois você precisará de algum filtro. É indicado o uso da manta de feltro, pois ela segura o substrato e não acumula água. Coloque uma primeira camada de terra, depois tire o torrão de dentro do vaso ou saquinho.
3 – Se o volume do torrão for muito grande, você pode pegar uma faquinha e fazer um recorte para que ele se encaixe no vaso. A altura desse torrão tem que ser semelhante à borda vaso.
4 – Em seguida, adicione o substrato e regue sem encharcar a planta.
5 – A rega vai depender do lugar onde você está colocando sua planta. Se for um lugar bem quente, ela pode ser regada de três a quatro dias na semana. Se você colocar a corações-emaranhados em locais de meia-sombra, pode regá-la duas vezes por semana.
Cuidados
A adubação desta suculenta pode ser feita uma vez por mês e o mais indicado é que seja algum produto orgânico.
A planta também pode ser cultivada por meio de raminhos colocados na água, pelas folhas colocadas na terra ou com sementes.
.