Fazer suculentas ter mais brotos é um jeito fácil e barato de ampliar sua coleção sem precisar gastar uma quantia grande de dinheiro. Em termos mais básicos, a propagação é o ato de pegar um elemento de uma suculenta madura e usar esse elemento para fazer crescer uma nova planta.
Fazer suculentas encherem de brotos pode ocorrer utilizando-se os deslocamentos, estacas de folhas, estacas de caule ou sementes de uma planta madura. A propagação de suculentas é normalmente um processo muito simples, no entanto, algumas plantas são mais difíceis de propagar do que outras.
Veja abaixo algumas formas de propagar a suculenta.
Através do corte de folhas
A propagação com cortes de folhas é o processo de remover uma folha ativa e saudável de uma planta suculenta madura e usá-la para cultivar uma nova planta. Esse método de propagação funciona bem com suculentas que têm folhas roliças e carnudas, como a echeveria, porque as folhas são fáceis de estourar de maneira limpa.
Algumas folhas vão se soltar com um puxão suave, enquanto outras podem exigir uma faca afiada. Usando as mãos limpas ou uma faca esterilizada, remova uma folha saudável da base da planta, garantindo que uma folha inteira e não danificada seja removida.
Depois de removida, deixe a folha cicatrizar em uma área quente com luz forte por cerca de quatro dias para permitir que a “ferida” cicatrize. Depois que a folha ficar calosa, prepare um novo berçário com solo, molhe-a e coloque a folha no topo do solo para propagação.
Use um borrifador para borrifar suas folhas quando o solo estiver seco. Certifique-se de mantê-los em um local com bastante luz, mas não com o sol direto. Eles precisam ser mantidos úmidos e aquecidos.
Em cerca de três semanas, pequenas raízes e folhas começarão a brotar! Pode levar alguns meses até que uma suculenta fique grande o suficiente para ser replantada (as fotos acima são de cerca de 8 semanas).
Você saberá que é hora de a folha ficar marrom e cair. Isso significa que a suculenta tirou todos os nutrientes da folha e não precisa mais deles.
Propagando suculentas por offsets ou por divisão
A propagação de suculentas com offsets é uma ótima maneira de aumentar sua coleção porque a planta-mãe já fez a maior parte do trabalho para você. Offsets, também conhecidos como “filhotes”, são as pequenas suculentas que brotam ao redor da base da planta-mãe.
Esses filhotes ocorrem quando raízes com grupos de folhas brotam da planta madura e se desenvolvem em uma nova suculenta. Os filhotes também podem ocorrer nas folhas de algumas suculentas, como a borboleta rosa Kalanchoe. Você pode usar os deslocamentos de qualquer local para cultivar uma planta nova e individual.
Ademais, para separar os deslocamentos da base da planta-mãe, escove a camada superficial do solo até que as raízes fiquem visíveis e puxe-as cuidadosamente, preservando o máximo de raízes possível.
Os offsets mais maduros já terão desenvolvido seus próprios sistemas de raízes, mas se os offsets ainda estiverem conectados à planta-mãe por um caule, simplesmente use uma faca limpa e afiada para cortá-los.
Escove o solo antigo das raízes dos ramos e deixe-os secar por alguns dias em um local quente com bastante luz indireta para evitar apodrecimento e doenças quando repotenciados.
Depois de calejar e curar, prepare novos plantadores com cacto / solo suculento, molhe, coloque a suculenta em um buraco raso e preencha o buraco para estabilizar a planta.
Cuidados indispensáveis
Para separar os deslocamentos das folhas da planta-mãe, basta puxá-los ou usar uma faca afiada. Certifique-se de que sua faca ou mãos estejam limpas, para que as bactérias não sejam transferidas para a planta ou se espalhem.
Aliás, se estiver usando uma faca, faça um corte limpo onde o deslocamento encontra a planta madura. Sem uma faca, puxe suavemente o deslocamento, balançando-o de um lado para o outro até que se solte de forma limpa.
Assim, depois de removidos, deixe esses offsets secarem por alguns dias, para que possam endurecer. Quando estiverem curados, encha um berçário com terra, molhe-a e coloque os filhotes em cima do solo. Dentro de algumas semanas, eles começarão a formar raízes!