O substrato para suculentas deve ser um solo com boa drenagem, que não acumula água. Dessa forma você garante que quando regar a sua suculenta, não terá acumulo de água nas raízes da planta.
Imagina se essas raízes ficarem imersa em água alguns dias? O que aconteceria é que a sua suculenta, tentaria absorver essa água o que causaria o amolecimento das folhas e caules e começaria a apodrecer sua estrutura.
Curiosidade! As suculentas de forma geral acumulam água dentro de toda a estrutura da planta, geralmente tem folhas mais grossas para isso também e por isso que exigem pouca rega e boa drenagem.
Confira as dicas de como cuidar de suculentas e aprenda sobre luminosidade, quantidade de sol, como regar e adubar sua suculenta.
Como fazer substrato para suculentas
Para criar um substrato bem drenado, você vai precisar de: Terra vegetal e vermiculita / areia de construção
Confira o passo-a-passo de como preparar o substrato para suculentas
A mistura para fazer seu substrato para suculentas, deve ser de proporção 3 partes de terra vegetal para 1 parte de vermiculita/ areia.
Misture bem e pronto, você já terá um substrato bem preparado.
Substrato de vermiculita e terra vegetal
Substrato de areia de construção e terra vegetal
Substrato misturado areia/vermiculita e terra vegetal
Para comprar a terra vegetal, observe sempre a tonalidade da terra, de forma geral quando mais escura for a terra, mais rica em nutrientes e matéria orgânica ela é.
Então sempre que comprar uma suculenta em terra avermelhada, é importante replantar a sua suculenta, para garantir um substrato rico em nutrientes para o seu crescimento e para evitar que a planta seja atacada por cochonilhas, pulgões, fungos e etc.
Como trocar o substrato da suculenta ou como trocar a suculenta de vaso?
Você provavelmente precisará trocar o substrato da suculenta a cada ano ou a cada 2 anos, vale observar o crescimento da suculenta e avaliar se o solo ainda é bem fofinho e com boa drenagem.
Um outro caso onde a troca do substrato é necessária é quando compramos a suculenta e observamos que o substrato é com terra vermelha/ avermelhada ou quando o substrato estiver muito compactado. Geralmente esse solo tem poucos nutrientes para a planta e nesse caso o recomendado é fazer a troca.
Outro momento importante para aproveitar e enriquecer o substrato da sua suculenta é quando o vaso começa a ficar pequeno para a sua planta, você percebe que a planta começa a ficar de tamanho desproporcional ao tamanho do vaso, nesse caso faça a troca para que sua planta continue crescendo saudável.
Para fazer a troca do substrato ou para trocar a suculenta de vaso, você vai precisar de: Vaso com furo no fundo, argila expandida, manta de drenagem e substrato para suculentas.
* Escolha um vaso com furos no fundo, assim você garante a drenagem desse substrato e evitar o acúmulo de água nas raízes da suculenta.
* Insira a camada de drenagem com argila expandida ou isopor em pedaços ou pedaços de telha.
* Cubra essa camada com uma manta de drenagem.
* Acrescente o substrato para suculentas (receita)
* Com sua suculenta em mãos, remova o vaso antigo apertando levemente o vaso para ajudar na remoção
* Remova um pouco do substrato antigo da planta, apertando suavemente seu torrão até que as raízes da suculenta fiquem um pouco aparentes.
* Posicione sua planta ou muda de suculenta.
* Acrescente mais substrato.
* Regue da planta e está pronto!.
Para remover o substrato antigo, aperte suavemente as raízes da suculenta, até que as raízes fiquem um pouco aparentes.
Como regar a suculenta?
A melhor forma de regar a sua suculenta é regar diretamente no substrato, quando regamos as folhas e caules, podemos adicionar excesso de água ou podemos deixar manchas nas folhas da suculenta.
Quando realizamos a rega diretamente no substrato, a suculenta absorve a água pelas raízes e absorve a quantidade que necessita, o que é o mais importante.