Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




CACTOS bolinha

Os cactos são ideais para quem não quer tre trabalho, mas exigem alguns cuidados especiais – Eles têm uma aparência rústica, quase grosseira, espinhos que podem machucar e não tem uma “cara” nada amigável. Mas os cactos podem acabar se tornando ótimas plantas para se ter dentro de casa quando não se tem tempo para dedicar às plantinhas. Por isso, são indicados para aqueles que não param em casa.

Algumas dicas de como cuidar do seu.
Luminosidade –
Requerem sol pleno, na maioria dos casos. Quando ficam na sombra, tendem a entortar, sempre em busca da luz. Além disso, seus espinhos vão se afinando e perdendo o colorido que lhes dá a beleza típica da espécie. A ausência de sol também faz a espécie não florir.

Água – Em seu ambiente natural, vivem com pouquíssima água, porque dispõe de raízes longas captando rapidamente qualquer quantia de água. Quando estão plantadas em vasos, regue uma vez por mês. Deixe a terra secar completamente, para então regar com abundância, até verter água pela drenagem no fundo do vaso. A rega deve ser evitada no inverno, porque a espécie entra em repouso. Regar nessa época pode favorecer o surgimento de fungos e bactérias.

Solo – Uma boa opção é misturar 1/3 de terra comum, 1/3 de areia grossa e 1/3 de matéria orgânica (húmus de minhoca, esterco curtido etc.)

Vasos – Em ambientes úmidos recomenda-se o vaso de cerâmica, que faz a água evaporar mais rápido. Em locais ventilados ou secos é recomendado os vasos de plástico, sempre proporcional ao tamanho da planta.

Replantio – Sugerimos que faça o replantio do cacto de acordo com seu desenvolvimento. Mas é bom observar alguns sinais. Se a planta passa o verão inteiro sem crescer, é sinal de que está com o substrato esgotado, ou sem espaço para que suas raízes se desenvolvam.

Ventilação – Nunca coloque o cacto em locais abafados, como lavabos ou banheiros fechados. A planta deve ficar perto de uma janela ou sacada com boa ventilação.

Adubação – Se a terra for preparada conforme descrevemos acima, não há necessidade de colocar adubo. Para deixar a planta mais vigorosa, colocar a cada 6 meses uma colher de sopa (por vaso) de farinha de osso + torta de mamona.

Pragas e Doenças – O cacto é uma espécie suscetível à ataque de cochonilhas e pulgões. Quando isso acontecer, NÃO aplique os produtos à venda no mercado, como óleo de Neem. Apesar de ser um produto natural, o óleo destrói a cutícula que recobre a planta, podendo até matá-lo.

O ideal é retirar a planta do vaso e passar uma escova macia com água e sabão neutro até eliminar todos os vestígios. Deixe o cacto secar na sombra por aproximadamente cinco dias e replante-o em um novo vaso com novo substrato.

diversos110

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



9 Responses

  1. amei a sua sugestão de tratamento de possíveis pragas, esta eunão sabia, vale até para as que possuem espinhos ? estou me apaixonando por cactus, agora que me aposentei, obrigada rose

  2. Olá. Peço sua ajuda. Tenho um cactus não sei a espécie, mas ele tem bom crescimento, deve está com uns 2,5m tem vários braços cresceu em 2 anos +/- 1,90m, o vaso está pequeno, vou troca, mas ele apresenta nas pontas aonde sai os espinhos pontos marrons. Como devo trata-lo e quais os cuidados no replante? Ele fica em minha varanda que é aberta bem arrejada, mas não pega sol direto. Será que dá flor? Agradeço a ajuda.

  3. Olá. Tenho um cacto pequeno, não sei a espécie dele, quando comprei a vendedora falou que ele era de sombra, e que não era pra deixar no sol.
    Ele fica na minha cozinha ela é bem arrejada, mais não pega sol nele. A vendedora falou que se eu quisesse que ele crescesse mais era só eu trocar ele de vaso, mas o problema é que eu não sei como plantar e tenho medo dele morrer, como faço para plantar ele corretamente? será que ele da flor?
    Agradeço sua ajuda…

  4. #4
    mara soraya 
    Thursday, 7. June 2012

    amo os cactos, sou apaixonada por plantas mas infelismente nõ tenho sorte con as amadas plantas, pois elas acabam morrendo fico triste até choro qdo elas morrem por isso adorovisitar os sites de odas. um abrço

  5. #5
    ROSINEIDE 
    Friday, 17. August 2012

    comprei um cacto ele tem um quadrado em formato de um abacaxi sera que
    ele vai coloca as flores pequenna como amoça falo os espinhos dele ja estão cresendo demora muito a flore.resposta logo pos to anciosa beijos

  6. #6
    maria ap alves 
    Friday, 1. March 2013

    sonia boa noiti li sua mensagem sou da cidade de brodowski nao sei como ti enviar uma foto mas vou procurar um pizajista aqui para ni orientar por favor tem como vc me enviar este toqe e muito relachanti e no momento estou prescizando como faço para grava lobom fim de semana grata pela atençao foi um prazer conhese la

  7. Tenho uma colecao de cactos
    E quando eles estao com pulgoes
    Eu coloco agua de fumo e funciona bastante

  8. #8
    Dalva sena 
    Tuesday, 13. August 2013

    Bom dia;
    gostaria de saber como trocar o cacto de vaso,
    sem me espinhar, o meu é daquele comprido e
    cheinho de espinhiinhos.
    Obrigada

  9. adorei a ajuda com as esplicaçoes, mas acabei de ganhar um cactus que tem florzinha vermelhas, como eu planto? me ajude.