Cuidar de Cactos é muito fácil. Existem duas variedades de cactos como plantas de interior, e ambos são populares e facilmente reconhecidos:
* Os cactos do deserto são os cactos “tradicionais”, geralmente coberto por espinhos ou pêlos e muitas vezes crescem com forma cilíndrica, bolas ou obeliscos.
* Os cactos de floresta crescem em áreas arborizadas, variando de florestas temperadas a regiões subtropicais e tropicais. Os cactos da floresta mais conhecidos podem ser os cactos da Páscoa.
Ambos os cactos do deserto e da floresta possuem belas flores, mas têm hábitos de crescimento muito diferentes.
Os cactos do deserto
Quando se pensa em cactos costumamos pensar nos cactos do deserto. Estas plantas não são nada amigáveis – pegue um cacto do deserto sem prestar atenção e você terá uma surpresa bem desagradável.
Mas eles têm uma beleza única e estranha, e alguns dos cactos do deserto apresentam as flores mais bonitas do reino vegetal. Nunca pensei que um deserto pudesse ser tão maravilhoso quanto eu vi uma floração do deserto. É realmente muito bonito.
Cultivar os cactos do deserto não é nada difícil – estas são as plantas mais resistente de todas as plantas de interior. Mas é necessário estabelecer algumas regras básicas bastante simples. Há dezenas de tipos de cactos do deserto no mercado hoje – em sua maior parte, as regras que regem seu cultivo são as mesmas.
Algumas espécies de cactos florescerão após 3 ou 4 anos de cultivo. Outros vão demorar mais tempo, ou nunca vão florescer dentro de casa. Como regra geral, siga estas dicas para ter sucesso no cultivo dos cactos do deserto:
Como cuidar dos cactos do deserto
* Luz: luz forte é essencial para ter cactos saudáveis, especialmente no inverno. Algumas espécies podem queimar-se no sol direto do verão se não tiverem sido acostumadas pouco a pouco com esse clima.
* Temperatura: durante o período de crescimento ativo, os cactos preferem temperaturas quentes e secas, variando de 20ºC a mais de 30ºC. No inverno, as plantas preferem um clima mais frio, de 12ºC para baixo. Em seus habitats do deserto, muitos cactos estão acostumados a noites muito quentes. No entanto, proteja-os de correntes muito frias no inverno.
* Água: na primavera e no verão, quando a planta está crescendo ativamente e florescendo ou ambas, regar somente quando o composto comece a secar e durante estas regadas, certifique-se de que a planta esteja completamente regada. Durante o período de repouso de inverno, pare de regar completamente e somente dê água se o cactos começar a murchar.
* Terra para transplantar: use um terra especial para cactos que tem drenagem rápida. Caso não tenha essa terra ou não encontre para comprar é só improvisar e adicionar agentes inorgânicos como a perlita , numa terra normal, para aumentar a drenagem e a aeração.
Os cactos são plantas de crescimento lento e raramente precisam ser transplantados. Além disso, lembre-se de que muitas espécies de cactos florescerão melhor quando estiverem em vasos mais justos… apertados.
* Fertilizante: use um fertilizante especial para cactos durante o período de crescimento. Alguns produtores têm resultados ruins com fertilizantes padrões, por isso provavelmente vale a pena procurar um fertilizante especial para cactos.
* Problemas comuns: o erro mais comum com cactos do deserto é a rega excessiva no inverno, o que causará podridão na base da planta ou nas extremidades das áreas em crescimento.
Se a podridão for avançada, pode ser necessário iniciar uma nova planta a partir de estacas ou descartar a planta inteira. Os cactos também são suscetíveis às pragas, incluindo cochonilha e ácaros.
Os cactos da Floresta
Os cactos da floresta crescem em regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo. Muitas vezes elas trepam em plantas epífitas que se agarram às árvores. O mais famoso entre eles é o cactos da páscoa, que é nativo do Brasil. Hoje, os cactos da Páscoa estão disponíveis com flores em vermelho, rosa, roxo e até amarelo. Eles ficam super lindos em cestos para plantas suspensas.
Como cuidar dos cactos da Floresta
* Luz: estas plantas gostam de luz brilhante mas não direta. Coloque-os para fora da casa durante o verão.
* Temperatura: durante o período de crescimento, eles têm uma ampla gama, de 12ºC a 20ºC. Durante o período de descanso, é essencial uma temperatura fria de 12°C.
* Água: regar como qualquer outra planta de interior normal durante os meses de verão e quando os botões começam a aparecer. Durante o período de repouso, somente regue quando o solo estiver seco ao toque.
* Composto para plantar e transplantar: use um composto regular. transplante no início do período de crescimento.
* Fertilizante: Fertilizar durante a estação de crescimento com um adubo padrão.
Dicas da floração do cacto da Páscoa
Para conseguir múltiplas florações do cacto da Páscoa é necessário fazer um bom planejamento. Além de induzi-la á dormência, deve diminuir a quantidade de rega.
Problemas comuns: como as suculentas e o cactos do deserto, estas plantas não se deve regar muito durante o período de repouso. Muita água vai fazer as raízes apodrecerem.
Uma podridão de raízes avançada só pode ser tratada fazendo novas estacas e começando de novo. Felizmente, essas plantas são muito fáceis de enraizar através de estacas.
Outro problema comum é a falta de floração que geralmente é causada por um período de repouso inadequado e por não levar a planta para fora da casa durante os meses de verão ou ambos.