A Albuca spiralis (suculenta-espiral) é uma das plantas mais incomuns, pois se parece com a grama em forma de espiral. De aspecto distinto e pertencente à família das Asparagaceae, é nativa das regiões da África do Sul.
Essa planta gosta de pleno sol quando cresce ao ar livre e acrescenta um capricho a qualquer jardim.
Cultivo
Tamanho e crescimento
A Albuca Spiralis cresce em torno de 20 cm de altura e forma pequenos grupos com folhas espirais. Suas pontas se enrolam e se espiralam, dando-lhes uma aparência única.
Durante o final do inverno, esta pequena planta começa a crescer em folhagem e, quando aparecem as torções e os cachos únicos, cria-se um aspecto fascinante.
Floração e fragrância
A suculenta espiral tem um espigão de flores no centro com flores verdes, às vezes amarelas perfumadas, em caules individuais com fragrância de manteiga de baunilha doce. Após a floração, esta planta entra em dormência para a estação do verão.
Luz e temperatura
A Albuca spiralis prefere a plena luz do sol, mas também cresce bem ao sol parcial ou a uma luz crescente. Ademais, não é resistente à geada e as temperaturas frias. A temperatura mínima exigida por esta planta é de 15°C.
As pontas das folhas de ondulação destas suculentas dependem das condições climáticas: as condições secas e frias incentivam as folhas enroladas firmemente, mas as pontas das folhas permanecem retas e eretas durante as condições quentes.
Rega e alimentação
Ao plantá-la, ela requer uma irrigação consistente, mas mude para uma irrigação leve, uma vez estabelecida, pois o seu excesso levará ao apodrecimento do bulbo.
Usando um fertilizante universal, devem ser alimentadas anualmente durante o início da estação da primavera, e após, ela exigirá uma alimentação regular durante sua estação de crescimento.
Assegure-se de que a fertilização líquida seja diluída e balanceada mensalmente e alimente-a após umedecê-la levemente.
Solo e replantio
A planta prefere um solo bem drenado, preferindo vasos com orifícios de drenagem.
Uma mistura de areia e argila ajuda no crescimento desta planta e os níveis de pH da terra alcalina, ácida e neutra são recomendados.
Poda
A suculenta espiral é fácil de cuidar quando plantada no local certo do jardim com boa drenagem, precisando de umidade média e solo moderadamente fértil. Além disso, remova a folhagem gasta quando ela fica amarela e começa a murchar.
A Albuca spiralis é uma planta de estação fria, ou seja, o crescimento de novas plantas não é iniciado até que os efeitos de resfriamento da queda sejam sentidos.
O período de dormência desta planta começa por volta do final de maio e não ter muita folhagem durante o verão é natural.
Mesmo quando há folhagem durante esta estação, ela pode parecer ríspida.
Entretanto, enquanto o bulbo subterrâneo estiver firme, a planta está em boas condições, apresentando melhor aparência durante a estação do outono.
Como propagar o Albuca spiralis
A propagação do é feita usando brotos.
* Divide-os longe da planta-mãe e os cultive-os separadamente.
* Nem todas as espécies desta planta produzem brtos, e é por isso que as sementes são frequentemente utilizadas para propagação.
* O processo de germinação das sementes frescas começa uma semana após a semeadura.
* O momento certo para plantar as sementes é quando as plantas-mãe replantam ativamente.
*Assegure-se de que as sementes sejam plantadas rapidamente, pois a duração da viabilidade da semente é de aproximadamente seis meses.
* Após o plantio, certifique-se de que as mudas estejam um pouco úmidas em uma área quente e sob luz média.
* Após três anos, a planta pode parecer diferente de sua planta-mãe, já que é relativamente fácil para as sementes se hibridarem.
Pragas ou doenças
Esta planta não apresenta problemas significativos de pragas e doenças, o que a torna uma planta ideal para casa e jardim doméstico.
Entretanto, danos causados pela geada e excesso de água podem resultar em bulbos podres durante seu período de crescimento.
Usos do Albuca spiralis
Esta pequena planta atraente parece excelente como uma suculenta de janela em um jardim de pedras, recipientes, pátio e encostas ao sol parcial.