Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Aeoniuns

Quem não ama suculentas? Elas são bonitas, fofinhas, são encontradas em vários formatos, são fáceis de cuidar e ficam bem na maioria dos ambientes. Se você também é fã delas e acha que sabe tudo sobre esse tipo de planta, confira essas 08 curiosidades sobre as suculentas que você, provavelmente, nunca ouviu falar:

1 – As suculentas mais acinzentadas não ficam bem dentro de casa
Apesar de muitos afirmarem que qualquer espécie se adapta facilmente em qualquer lugar, as de tons acinzentados são as menos recomendadas para manter no interior. Quanto mais esverdeadas forem as folhas, maior a chance de sobrevivência da planta.

As suculentas mais acinzentadas precisam da luz do sol.

graptopetalum-paraguayense

2 – Seu vaso é mais importante do que você imagina
Muita água e muito sol podem atrapalhar o crescimento das suculentas. Potes de plástico não são os mais recomendados e um bom sistema de drenagem é necessário, mesmo em se tratando de plantas que precisam de menos água que outras.

Também tome cuidado para não subestimar o tamanho do vaso, uma vez que raízes saudáveis precisam de espaço para crescer bem.

3 – Não se culpe por não conhecer as espécies de suculentas
Ao contrário do que muitos pensam, o nome “suculenta” é a descrição do tipo de planta, não uma família ou gênero.

Há milhares de espécies de diferentes grupos, as quais dividem uma única característica: ter um estoque de água em suas folhas carnudas. Caules, folhas e raízes variam muito entre os modelos dessas plantinhas.

rabo-de-burro-6

4 – A suculenta rabo-de-burro é muito frágil
Se você conhece essa espécie, sabe que suas folhas gordinhas tendem a cair com um leve passar de mão. Para mantê-las vivas, é preciso de muita pouca água, temperaturas amenas, sol parcial e uma boa drenagem.

5 – Suculentas ficam ótimas em trios
Curiosamente, o nosso cérebro presta mais atenção nos vasos e nas plantas que estão em números ímpares, do que nas que estão em pares.

Nesse caso, você não precisa  necessariamente descombinar as espécies porque há simetria, já que você pode conseguir esse efeito irregular também se usar vasos de diferentes larguras, alturas e formatos.

6 – Ao invés de comprar novas plantas, troque-as com um amigo
Cuide bem da sua suculenta e, se quiser uma aparência nova para sua casa, troque a sua planta com a de um amigo que também goste do assunto. Novos vasinhos vão dar uma aparência nova a sua casa, sem que você gaste dinheiro.

Vocês podem, inclusive, revesar o cuidado delas, como um clube de plantas. Vai parecer que você contratou um especialista para fazer o paisagismo da sua casa.

avelós

7 – O avelós ou cacto lápis é a primeira suculenta que você precisa ter
Adicione um detalhe sinuoso e assimétrico na decoração com o avelós, um tipo de suculenta que parece um arbusto e cresce bastante para cima.

Seu cuidado é simples: bom sistema de drenagem, solo arenoso e uma janela banhada de sol. Regue a cada duas ou três semanas no verão e uma vez por mês no inverno.

Colar De Perolas - Senecio Rowleyanus

8 – Deixe a espécie colar de pérolas para os experts
Conhecidas como colar de pérolas ou terço, essas suculentas são as mais difíceis de cultivar. Apesar de ser uma planta bonita, se você trocar o vaso de lugar várias vezes, é provável que sua casa fique cheia das pequenas bolinhas espalhadas pelo chão.

Exagerar ou deixar faltar água também faz com que as folhas redondas, que se assemelham a ervilhas, se soltem facilmente – e todo o charme é perdido quando seu caule está nu.

ouvindo-a-chuva20

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.