Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rabodedragao

Categorizada como um cacto e planta suculenta, o rabo-de-dragão é bastante escultural e muito utilizado em jardins ao redor do mundo. Pertence à família Asparagaceae.

Como é uma planta originária do México, essa planta deve preferencialmente ser cultivada em regiões onde o clima possui características subtropicais, temperados, continentais, mediterrâneos, equatoriais, oceânicos, tropicais e semi-áridos.

Essa planta pode chegar ate 2 m de altura quando cultivadas corretamente e também terá flores, folhas ou frutos brotando durante todo o ano, pois o rabo de dragão possui um ciclo de vida perene.

As folhas dessa planta são bem suculentas, lineares e com as margens todas cobertas com espinhos e em formato espigado.  Elas crescem sempre em torno do núcleo do caule, que é exatamente o responsável pelo formato diferente e bem atraente dessa planta.

O caule também é bem diferente e aparentemente parecem mais um corpo de uma minhoca. As flores são bem bonitas e aparecem sempre no verão e somente nas plantas que já se encontram na fase adulta.

As inflorescências são eretas e aparecem sempre na ponta das folhas e estas sempre na cor bege, bem esbranquiçadas.

Dasylirion acrotrichum

Usada na decoração de jardins, isolada ou em conjunto formando maciços em grandes jardins, onde haja espaço suficiente para comportar sua distinta copa.

O rabo de dragão deve ser preferencialmente cultivado sob o sol pleno, com solo muito bem fertilizado, muito bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e regularmente irrigado.

No caso desse último cuidado, ele deve ser feito apenas nas estações mais secas e logo nos primeiros meses depois que o seu rabo de dragão for cultivado. Essa planta não tolera solos encharcados e isso pode matar o seu rabo de dragão ou deixá-lo suscetível a doenças e pragas comuns para essa espécie.

Assim como o rabo de dragão não tolera solos encharcados, também não vai tolerar ser cultivado em regiões mais frias, com clima muito úmido e chuvoso, pois isso não ajudará em nada o crescimento da planta.

Caso você more em regiões com essas características climáticas, o ideal é que você cultive o seu rabo de dragão dentro de vasos ou jardineiras, pois você poderá movê-las para uma área climatizada e também colocá-las em ambientes internos onde a planta ficará totalmente protegida contra temporais e chuvas.

Em jardins de inspiração desértica, torna-se também uma excelente escolha para compor com cactos e suculentas, em canteiros forrados por pedriscos. O rabo-de-dragão também pode ser plantada em vasos e jardineiras.

Dasylirion acrotrichum-1

Cuidados com o Rabo-de-dragão
Cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica, de pH neutro a alcalino.

O solo deve ser bem drenável com regas esparsas. Deve ser irrigado regularmente apenas na estação seca e nos primeiros meses após o plantio.

Um bom solo é formado de: 1/3 de terra de jardim, 1/3 areia e 1/3 de composto orgânico.

O rabo-de-dragão é uma planta muito rústica e de baixíssima manutenção.

Folhas secas não caem e formam uma saia. Essas folhas podem ser cortadas próximo ao tronco.

Pragas e doenças
O rabo de dragão é até bem resistente à doença e raramente é atacado por pragas, mas mesmo assim ainda podem ser acometidas e você deve saber mais sobre esse aspecto.

Os problemas mais comuns nesse caso são as cochonilhas, os ácaros e os nematóides. Os mais prejudiciais são as cochonilhas, pois se alimentam da seiva das plantas e as suas fezes ajudam no aparecimento de fungos e também acabam atraindo outros insetos.

O combate de pragas deve ser feito com inseticidas naturais como, por exemplo, calda de fumo ou água com sabão. Evite usar produtos químicos e muito fortes  porque pode matar a sua planta.

No caso de sua planta ser atacada por cochonilhas com carapaça, você deve usar óleo mineral porque os inseticidas não são capazes de matar essa espécie.

rabo-de-dragão

Caso seu rabo-de-dragão seja atacado por algum fungo, procure cuidar com pó secante como pó de canela, por exemplo, ou algum fungicida para suspender a ação desse problema o mais rapidamente possível.

Os fungos, as bactérias e os vírus que podem aparecer na sua planta, se não forem identificados no começo, ou não tratados, podem causar o apodrecimento da sua planta por completo e matá-la rapidamente.

Geralmente esses problemas causam manchas na sua planta então é indicado que você observe bem e atente-se para qualquer modificação na estrutura do seu rabo-de-dragão. Sua multiplicação se faz por sementes.

janela-brisa

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.