Planta pertencente à família Cactaceae, perene, com ramos pendentes de até 1 m de comprimento, com 2-7 cm de diâmetros e muito ornamental.
Seus ramos são verdes, revestidos com finos espinhos não agressivos, para a melhor absorção da umidade existente no ar ou captada através do orvalho. Aspecto esse que confirma a adaptação dessa planta em ambiente seco e desértico.
Frutos esféricos, avermelhados com sementes de coloração negra e sua floração é de cor laranja em formato tubular, muito vistosa e de pouca duração. Surgem na primavera-verão e atraem beija-flores.
Com seu caule longo e coberto de finos espinhos brancos, o cacto rabo-de-macaco cria um efeito e tanto em vasos ou floreiras suspensas. Nativo da Bolívia, ele é uma das poucas espécies de cactos.
Essa particularidade faz com que estes “rabinhos” brancos sejam muito disputados em jardins verticais e telhados verdes, justamente as técnicas que mais precisam de plantas resistentes ao sol e de baixa manutenção, preferencialmente de crescimento pendente.
Cuidados
É uma planta de clima tropical, subtropical e não tolera geadas. Deve ser cultivada a meia sombra, ou luz filtrada.
O substrato deve ser uma mistura para cactos, solta e bem drenada e deixar o solo secar antes de regar novamente.
No inverno mantenha o solo bastante seco, devido a esta planta precisar de um período de descanso para produzir flores em abundância.
Durante o período de crescimento ativo, ocasionalmente use um fertilizante líquido rico em potássio, específico para cactos, seguindo a orientação do fabricante.
A maioria dos cactos podem ficar longos períodos sem fertilizantes. Sua multiplicação é por sementes, que tem fácil germinação e também por estacas, deixando a extremidade secar bem antes de plantar, o solo deve ser solto e levemente úmido, até que comece a enraizar.