Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Epiphyllum anguliger6

O cacto espinha de peixe é um cacto de beleza exótica, destacando-se por sua folhagem.  Além disso, tem flores delicadas que se abrem no início da noite, espalhando um delicioso aroma por todo o ambiente.

É normalmente comercializado em vasos e utilizado na decoração de interiores, pois prefere luz solar indireta, mas pode ser cultivado também em jardins.

Originário do México, o Epiphyllum anguliger é um cacto de floresta encontrado em regiões de altitudes elevadas e comumente conhecido como cacto espinha de peixe .

Os apelidos podem causar confusão no momento de escolher ou identificar a planta desejada, dado que os dois nomes também são atribuídos a outra espécie muito parecida, que tem como nome científico Selenicereus anthonyanus.

Ambos têm suas folhas dispostas em um formato que, de fato, lembra uma espinha de peixe, mas o cacto espinha de peixe do qual estamos falando se destaca pelas suas grandes e perfumadas flores noturnas, que surgem entre o final do outono e começo do inverno.

Dependendo da variedade, estas estruturas podem apresentar colorações diferentes, sendo a branca a mais comum, além da creme ou amarela.

Como cuidar do Epiphyllum Anguliger?
Tamanho e crescimento
*
O Epiphyllum Anguliger cresce rapidamente e é fácil de cultivar.
* Produz caules ramificados, alcançando 20 a 30 cm de comprimento.
* O cacto tem dois conjuntos de caules: os caules primários são lenhosos e mais curtos e os caules secundários são mais planos e suculentos com lóbulos profundos, assemelhando-se a um padrão de espinha de peixe.
* Há também várias cultivares e híbridos com crescimento distinto.

Epiphyllum-anguliger

Floração e fragrância
O Epiphyllum anguliger floresce no final do outono ou início do inverno. As flores são brancas ou amarelas pálidas e abertas à noite, liberando um aroma doce, possuindo vários centímetros de comprimento, com muitas pétalas e estames amarelos.

Após o período de floração, a planta produz frutos de forma oval e um pouco mais de 2,5 cm de espessura com um exterior esverdeado ou acastanhado. Seu interior se parece com o kiwi, tem gosto de groselha e é atóxico.

Luz e temperatura
O cacto espinha de peixe cresce melhor em temperaturas quentes e sombra parcial, estando entre 16° – 25°C durante o verão. No inverno, ela permanece resistente a cerca de 10°C.

Ela não sobrevive a condições de congelamento. Na maioria das áreas, o cacto espinha-de-peixe cresce melhor em uma estufa aquecida ou dentro de casa. Coloque recipientes ou potes em um local com luz solar intensa e alta umidade.

Rega e alimentação
Ao contrário de muitas plantas da família dos cactos, o cacto espinha-de-peixe requer um solo úmido durante o verão.
* Regue a planta regularmente durante os meses mais quentes.
* Ela prefere alta umidade.
* Para aumentar a umidade e manter a terra igualmente úmida, coloque o vaso em uma bandeja cheia de vários centímetros de cascalho e despeje água dentro da bandeja.
* A terra absorverá água conforme a necessidade. Após a floração, a planta requer menos água.

Epiphyllum-anguliger-33

Solo e replantio
Como o Epiphyllum anguliger precisa de solo semi-úmido, adicione 1 parte de musgo de turfa e 1 parte de perlita ao solo padrão do cacto para aumentar a retenção de água.

As plantas maduras precisam ser replantadas após um a dois anos para reabastecer de nutrientes.

Se o vaso for muito pequeno, a planta pode se tornar instável. Além disso, replante durante a primavera ou verão.

Durante o verão e o outono, adicione fertilizante líquido à água com cada rega. Durante o inverno, adicione fertilizante apenas com cada outra rega.

Poda do cacto Espinha-de-peixe
Pode os caules longos para administrar o crescimento e os novos brotos devem aparecer por trás do corte. Depois de podar a planta, evite o excesso de água, pois ela deve requerer menos água.

Como propagar o Epiphyllum Anguliger
* Propague-o a partir de estacas, medindo pelo menos 10 cm de comprimento.
* Corte diretamente abaixo da base de uma folha.
* As estacas precisam de tempo para curar, permitindo a formação de calos nas extremidades.
* Armazene em um local fresco e seco por pelo menos duas semanas ou até um mês.
* Plante até três estacas em um pote de 10 cm.
* Encha a panela com mistura de cactos emendada com algum musgo de turfa ou material orgânico.
* Rege bem o solo antes de colocar as estacas no solo.
* Evite regar até que as estacas criem raízes.
* Mantenha a panela dentro de casa em um local com a luz do sol filtrada.
* Em vez de regar as estacas, vaporize com água de uma garrafa de spray a cada poucos dias.
* Replante as plantas jovens quando elas começarem a produzir novo crescimento.
* Use solo ligeiramente úmido e cresça sob sombra parcial.

Epiphyllum-anguliger

Pragas e doenças do cacto Espinha de peixe
Um dos problemas de cultivo mais comuns é a falta de água. Em caso de desidratação, adicione água gradualmente ao longo de várias semanas.

Ademais, os caules podem ficar queimados ao sol quando colocados sob a luz direta do sol durante a maior parte do dia. Isto normalmente ocorre após mover uma planta de um ponto sombreado para um ponto mais brilhante.

As áreas queimadas pelo sol devem parecer escuras. Portanto,mova as plantas queimadas pelo sol para áreas sombreadas.

Se o dano não for grave, a planta de cacto de espinha de peixe deve eventualmente cicatrizar.

Também é possível cortar os caules queimados pelo sol. Novos brotos devem se desenvolver durante a estação de crescimento.

Em relação as pragas, os mais danosos são os insetos-escamas e cochonilhas identificados como insetos brancos felpudos.

Para removê-los, use uma pinça para remover manualmente os insetos ou use um spray de uma mangueira de jardim, pulverizadores de água ou inseticida comercial, este mais eficaz e deve ajudar a prevenir futuros ataques.

janela-pássaro6

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.