A suculenta Jade é de fácil cultivo e embeleza ambientes internos e externos Suculenta Jade, conhecida como “Árvore da Felicidade”, é fácil de cuidar.
Quem é fã de suculentas com certeza já se deparou por aí com a Jade (Crassula ovata), uma planta de folhas gordinhas e espessas, assim como todas as outras que integram a categoria, e que pode se transformar até em uma mini árvore.
Popularmente, também é conhecida como “árvore da felicidade” e, quando saudável, costuma dar lindas e de delicadas flores brancas, com nuances rosadas nas pontas das pétalas.
Apesar de ser de fácil cultivo e uma espécie que praticamente “vai sozinha”, a Jade também pode ficar ainda mais bonita com alguns cuidados básicos. A Jade não exige tanta atenção no dia a dia e pode passar um tempo sem regas e até exposta ao sol tranquilamente.
É bem importante não regar a Jade demais, porque isso pode apodrecer as raízes e amarelar as folhas. Fazer adubagem, com adubo orgânico, uma vez por mês vai manter a plantinha sempre saudável.
Fãs da claridade como acontece com todo o grupo de suculentas, a Jade também precisa de locais bem iluminados. Ela pode ficar em qualquer lugar da casa desde que tenha bastante claridade. A planta também gosta de sol direto, então não precisa se preocupar, pois as folhas não ficarão queimadas. Ela realmente gosta e reage bem à exposição solar.
A dica principal é nunca deixar a Jade em lugares em que a iluminação seja escassa. ela precisa de claridade para não estiolar, que é quando a planta cresce meio esticada, procurando luz.
Um alerta: quem tem animais e crianças e mesmo assim quer ter a planta em sua coleção de verdinhas, precisa deixar o vaso em um local onde pets e os pequenos não alcancem, pois a planta é considerada tóxica.
A Jade é uma planta que chama muito a atenção por sua beleza. Se colocada em um vaso charmoso, deixará a decoração viva, criativa e muito interessante. A Jade pode ser usada na área externa, compondo o paisagismo com suculentas e cactos em uma pegada de jardim mais desértico.
Outra dica é colocar a planta em um vaso grande — ou direto na terra — e, em volta, alternar com vasos menores.
Já em ambientes internos, a dica é colocar os vasos em cima de mesas ou em prateleiras combinados com vasos de outras plantas. A dica é ir alternando tamanhos e cores, de acordo com a decoração da casa.
E falando em vasos, as Jades se dão bem com vários materiais. Ela aceita qualquer tipo de vaso. O que muda é o quanto o dono da planta vai precisar ficar atento para regar corretamente, já que alguns materiais deixam a água evaporar mais rápido do que outros.
A dica de “enterrar” o dedo na terra para sentir se está seca só na superfície ou também no interior, é o grande truque das regas da Jade. “Se estiver seco também no interior, é hora de regar.