A Corpuscularia lehmannii é uma suculenta pequena e perene que pode atingir até 20 cm de altura e 30 cm de diâmetro quando se espalha em vasos ou canteiros. Suas folhas são verde-acinzentadas e crescem em pares opostos. Suas flores são amarelas, e crescem solitárias como se fossem pequenas margaridas. Florescem no verão e outono.
Origem e características da suculenta coração partido
A suculenta coração partido, cientificamente chamada de, é uma planta originária das regiões semi áridas da África do Sul. Por causa do formato simétrico e anguloso das folhas, a espécie também é chamada de planta gelo.
E não é por menos: quando observada de longe, a planta parece que foi construída por cubos de gelo.
O crescimento da suculenta coração partido é lento.Na natureza, ela se adaptou às condições de clima árido e seco, crescendo entre as fendas das rochas.
Por ser uma planta compacta e de pequeno porte, os exemplares de Corpuscularia Lehmannii são perfeitos para decorar ambientes internos.
Como cuidar da sua suculenta coração partido
É essencial para a saúde da planta, a suculenta coração partido que seja cultivada em ambientes com bastante luz.
Portanto, ela deve ser exposta ao sol da manhã ou ficar em meia-sombra, recebendo algumas horas de luz solar direta.
Em geral, a aparência das folhas fica mais bonita em condições de sol pleno.
Como toda suculenta, a Corpuscularia Lehmannii faz estoque de água em suas folhas. Por isso, você não precisa se preocupar em molhar a planta muitas vezes por semana.
Menos é mais quando se trata de regar a suculenta coração partido. Não se esqueça que esta planta, em seu habitat natural, está acostumada com solo mais seco.
Desta forma, aguarde o substrato secar completamente antes de regar de novo. Essa técnica simples evita o apodrecimento das raízes.
Para não cometer erros na hora de regar, afunde o seu dedo no substrato. Se ele sair sujo, adie a rega para o dia seguinte. Se sair completamente seco, é sinal que a planta precisa de água.
O clima influencia muito na frequência de regas. Em geral, recomenda-se adicionar água uma vez por semana durante o verão e uma vez a cada duas semanas durante a temporada de inverno.
Quando exposta às condições de sol pleno, a suculenta coração partido produz pequenas e delicadas flores amarelas, que lembram margaridas. O espetáculo acontece entre os meses de verão e outono. No entanto, o cultivo à meia-sombra não favorece a floração.
Lembre-se que o habitat natural da planta é a África do Sul, portanto um solo arenoso, é o ideal.
Você pode criar um mix de areia de construção e terra vegetal para proporcionar o ambiente perfeito para o crescimento da sua planta.
Para reforçar a capacidade de drenagem do solo e evitar o acúmulo de água, é recomendado fazer uma camada de drenagem no fundo do vaso com argila expandida ou pedaços de telha. Além disso, antes de adicionar o substrato ao recipiente, coloque uma manta geotêxtil.
Quanto a adubação, a suculenta coração partido está acostumada com solos pobres em matéria orgânica. De qualquer forma, vale a pena usar fertilizante de tempos em tempos para contribuir com o crescimento. Se você não sabe qual adubo aplicar, prefira o NPK de manutenção 10.10.10.
A planta também responde muito bem ao adubo Osmocote, um fertilizante de liberação lenta que ajuda no desenvolvimento. A nutrição do solo deve ser renovada a cada três meses.
Como fazer mudas da suculenta coração partido
Multiplicar a suculenta coração partido pode ser uma experiência divertida. A propagação por sementes é um caminho, mas requer paciência, pois o processo é demorado.
A melhor técnica para fazer mudas é a estaquia. Portanto, corte um segmento de aproximadamente 12 cm e plante-o no substrato preparado. O enraizamento é relativamente rápido, e novas brotações indicam o sucesso do processo.
Você também pode plantar a suculenta pela folha, pois é uma maneira prática e rápida de compartilhar a beleza desta planta.
Replantio e transplante
A suculenta coração partido se beneficia do processo de replantio em um vaso maior conforme cresce. Isso ajuda a evitar que as folhas fiquem enrugadas, devido à falta de espaço para o desenvolvimento das raízes.
Ao replantar, é útil fazer uma poda cuidadosa dos galhos, a fim de manter a estética da planta e estimular um crescimento mais saudável.
Wednesday, 31. January 2024
Olá, ótimo artigo, bem estruturado e bem informativo. Parabéns pelo bom trabalho.
Também tenho um blog de plantas, se poder me dar algumas dicas agradeço muito!