Aeonium é um gênero botânico pertencente à família Crassulaceae. São plantas suculentas com aproximadamente 40 espécies.
Vivem principalmente nas Ilhas Canárias, algumas podem ser encontradas na Madeira, Marrocos, e África Oriental (como, por exemplo, na Etiópia).
É uma planta suculenta com ciclo de vida perene, que apresenta um porte arbustivo, podendo atingir altura superior a um metro, quando plantada de forma livre.
É muito ramificada, apresenta longas hastes eretas e robustos. As folhas agrupam-se em forma de roseta no topo dos ramos, com tonalidades verde e purpura nesta variedade.
Do Outono ao Inverno, a Aeonium arboreum oferece inflorescências em forma de pirâmides, com pequenas flores amarelas brilhantes em forma de estrela. Contudo ela é monocárpica, floresce apenas uma vez, depois morre, porém ela pode levar vários anos a florir e ainda assim, nem todas as rosetas florescem ao mesmo tempo.
Como cuidar da Aeonium
* Luz: A Aeonium pode ser cultivada em sol direto ou meia sombra. Quando cultivada em pleno sol, a folhagem da planta fica quase negra, em ambiente de meia sombra as rosetas apresentam tonalidades roxas mais desvanecidas e mais superfícies esverdeadas.
* Temperatura: Não gosta de frio, a temperatura ideal situa-se entre os 15º e os 24º C. Embora suporte limites térmicos em torno dos 5º C e seja capaz de suportar temperaturas abaixo do 0º C por curtos períodos de tempo, com o risco de alguns danos à planta.
* Regas: A Aeonium é tolerante à seca, porém requer uma rega mais regular em relação a outras suculentas, sem contudo entrar em exageros, não a encharque e deixe secar a terra entre as irrigações.
* Solo: O solo deve ser bem drenado, idealmente misturado com uma parte de areia. Solos encharcados levam ao apodrecimento das raízes e consequentemente à morte da planta.
A planta quando cresce em solo livre pode alcançar ou ultrapassar um metro de altura, quando cultivada em vaso, o crescimento é limitado em relação ao tamanho do recipiente.
* Cuidados: A Aeonium não requer grandes cuidados, apenas uma poda de limpeza caso seja necessária. Aplique um fertilizante liquido a cada duas semanas, na fase de crescimento ou seja nos meses mais quentes.
* Multiplicação: A propagação faz-se com rosetas novas, que enraízam facilmente em substrato arenoso. Podem também ser multiplicadas por semente.
* Usos da Aeonium : É uma planta excelente para jardins de pedras, jardins de suculentas ou jardins mediterrânicos. Pode ser colocada dentro ou fora de casa, fica linda em vasos isolados ou juntamente com outras plantas, criando arranjos fantásticos.
Curiosidades sobre o Aeonium
O nome Aeonium vem do grego “Aeoniuon” que quer dizer eterno. Uma denominação que descreve bem a resistência desta planta.