A planta é nativa do sudeste da Europa e da Ásia Menor. É uma planta perene suculenta atraente de baixo crescimento. Possui hastes extensas de até 40 cm de comprimento. As folhas são dispostas em espiral, carnudas, verde-azuladas glaucosas pálidas, com até 2,5 cm de comprimento.
As flores e suas brácteas subsequentes, são inicialmente amarelo-esverdeados, mas no verão se tornam mais vermelhos.
As eufhorbias são muito fáceis de cuidar. Eles exigem um pouco de mimos para se estabelecer, mas, uma vez que são, são auto-suficientes. De fato, mas morrem por excesso de cuidado e irrigação do que por negligência.
As eufhorbias precisam de solo bem drenado e muita luz solar. Eles não são específicos sobre o pH do solo, mas não podem tolerar o solo úmido.
Ao contrário da maioria das suculentas, euphorbia não lida bem com longos períodos de seca. Pode precisar de rega semanal durante o verão. Regue sempre que o solo estiver seco várias polegadas abaixo da superfície.
Molhe profundamente, mas não deixe que se assentem em solo úmido, o que pode causar podridão nas raízes. Adicione um pouco de matéria orgânica ou fertilizante ao buraco da plantação.
Toxicidade
A seiva leitosa da planta pode causar irritação significativa na pele e nos olhos em humanos. Óculos, luvas e equipamentos de proteção são frequentemente usados ao remover plantas.
As crianças são mais suscetíveis do que os adultos aos sintomas da erupção da murta, sugerindo áreas de lazer não próximas à espécie.
Animais de estimação podem ter reações semelhantes à exposição da seiva da esponja de murta.