Essas suculentas parecem exatamente coelhos saindo de suas tocas. Seu nome verdadeiro é Monilaria obconica e, embora tenham uma aparência fofa, com o tempo as “orelhas” crescem e perdem a forma adorável que uma vez tiveram.
Seu cultivo é muito fácil. O prazo entre germinação e brotação é bem curto, cerca de 15 dias. A floração é imediata, pois as flores são os próprios cactos.
Os cuidados são apenas os de sempre: aguar e observar se não terão predadores como formigas etc. Você vai gostar, se colocar num pequeno vaso, dá pra colocar na mesa e até na estante.
Eles crescem nas colinas da África do Sul e precisam de um clima seco, por isso não será necessário regá-las a cada três dias como o resto de suas plantas.
Habitat
Essas plantas crescem sobre pequenas colinas apoiadas em microambientes propensos à seca em regiões de chuvas de inverno. São plantas decíduas sazonais ou induzidas pela seca. A caducidade é uma estratégia de adaptação comum em espécies suculentas persistentes acima do solo, nativas de áreas áridas da África do Sul.
É uma planta suculenta formadora de touceiras. É uma espécie de folha caduca sazonal e também tem folhas e caules suculentos.
Seu caule é curto é ramificado com uma estrutura frisada. As folhas são verdes como o espaguete que eventualmente ficam vermelhas com o sol.
As pequenas pérolas cintilantes da epiderme são células especiais de armazenamento de água ricas em açúcares característicos das suculentas. Na Monilaria, essas células podem ter 0,5 mm de diâmetro e reter sua umidade por semanas quando separadas e expostas ao ar seco.
A posse de duas formas foliares diferentes (heterofilia) também é uma característica distintiva de Monillaria, o par de folhas formado no início da estação de dormência sendo mais unido e compacto do que aquele formado quando em pleno crescimento, e atuando como uma bainha protetora para o ápice do caule. Possui flores rosas espetaculares.
Propagação
Pode ser reproduzido tanto por estacas quanto por sementes. Pegue o corte de uma planta-mãe adulta, ela deve conter uma ou mais ramificações.