A Monanthes é uma planta suculenta pertencente à família Crassulaceae. A planta é nativa das Ilhas Canárias, e cresce nas ilhas de Gran Canaria, Tenerife e possivelmente em La Palma, em altitudes de 100-1500 m acima do nível do mar, mas geralmente encontrado em altitudes relativamente altas.
Na natureza, cresce muito localizada em fendas em penhascos sombreados e rochas úmidas.
As espécies de Monanthes diferem consideravelmente na forma de vida e crescimento. A maioria das espécies produz rosetas de caule curto, de folhas minúsculas e fortemente suculentas não atingindo mais de 1 cm de diâmetro.
Trata-se de é uma suculenta tufada de até 12 cm de altura, com pequenas rosetas de muitas folhas, formando maciços, brilhantes e densos aglomerados que em junho numerosas pequenas flores arroxeadas como guarda-sóis.
É uma planta suculenta perene ricamente ramificada caracterizada por seu hábito distintamente rastejante que forma densas almofadas de muitas rosetas quase igualmente grandes, em hastes delgadas e rastejantes.
Suas hastes são rijas, com 1 a 2 mm de diâmetro. As rosetas minúsculas, são muito densas, hemisféricas, com 6-14 mm de diâmetro, na maioria cinza-rosada. No cultivo, a Monanthes polyphylla frequentemente perde este tom característico, e permanece verde ou arroxeado.
Monanthes polyphylla é uma das espécies mais comuns no cultivo, que ocupa muito pouco espaço na coleção e está pedindo muito pouca atenção. A única demanda é um substrato muito pobre, pouca água e um lugar de meia sombra.
As únicas coisas que podem matar esta planta são o sol muito quente e o excesso de água. As flores são parecidas com pedras preciosas, mas não são vistas com frequência, especialmente quando a planta é cultivada na sombra, onde parece fazer melhor.
No entanto, é apropriado fornecer condições de crescimento adequadas para obter plantas compactas com muitas flores.
Monanthes são facilmente cultivados em vasos muito pequenos, em qualquer solo rochoso rico, bem drenado e em um local ensolarado. Mantenha as plantas mais secas no inverno em pleno sol. Eles ocupam muito pouco lugar na coleção e estão pedindo muito pouca atenção.
Solo: Use um composto mineral de drenagem com pouca matéria orgânica (turfa, húmus) que permita, portanto, que as raízes respirem. Ao ar livre, um solo rochoso ou arenoso bem drenado é ideal.
Fertilizante: Alimente com um fertilizante com alto teor de potássio no verão, durante a estação de crescimento, diluído em um quarto de potência e misture no regador para aplicação.
Propagação: É fácil propagar através de estacas de roseta ou sementes.
Deve ser mantida seca durante os meses de inverno. Desde o início da primavera, a planta começará a crescer e a rega deve aumentar gradualmente até o final da primavera, quando a planta deve estar em pleno crescimento.
Regue regularmente durante o período de crescimento, desde que o vaso seja drenado e não fique em uma bandeja de água.