Uma das plantas mais simples de cultivar, a mãe-de-mil é uma suculenta pouco exigente com relação a cuidados.
As suculentas são, em sua maioria, plantas de fácil cultivo, que exigem poucos cuidados, além, é claro, dos habituais do cultivo convencional.
A Kalanchoe Laetivirens, popularmente conhecida como mãe-de-mil-folhas, é uma suculenta resistente e de fácil propagação.
Pode ter tamanhos diversos a depender do local onde é cultivada. Se em vasos grandes, crescem mais e dão muitas mudas. Todavia, se plantadas em vasos pequenos, ficam encurtadas e gordinhas.
Como essa planta se propaga muito rápido, o mais indicado é que o cultivo seja feito em vaso ao invés de diretamente no solo.
Uma característica bastante peculiar dessa espécie é que as mudas crescem em pontos específicos por cima das folhas e depois que já estão bem formadinhas, se destacam, caem no substrato e geram uma nova planta.
É adorável ver essas belezinhas crescerem e gerarem mudinhas. Inclusive, se você é do tipo de pessoa que gosta de plantas, mas não tem muito tempo para cuidar delas, a mãe-de-mil-folhas é uma aquisição interessante, devido, principalmente a facilidade para o cultivo. Acompanhe as principais dicas!
Mudas
As mudas podem ser adquiridas em viveiros e floriculturas a preços muito acessíveis. Caso tenha acesso a uma planta adulta, basta destacar com cuidado os brotinhos que crescem no topo das folhas.
Não há necessidade de enterrar na terra, bastando simplesmente colocar por cima e esperar até que enraízem.
Luminosidade
Essa suculenta, assim como as outras, adora sol e pode ser cultivada a sol pleno ou a meia sombra.
Substrato
Por serem pouco exigentes, o solo não precisa ser rico em nutrientes. Uma parte de areia e uma parte de terra vegetal é o mais indicado. Caso queira, adube a terra com fertilizantes próprios para cactos e suculentas.
Para o plantio em vasos, escolha os que apresentem orifícios de drenagem e coloque pedriscos no fundo do recipiente antes de preencher com substrato.
Regas
As regas devem ser moderadas. Por isso, regue 2 vezes na semana ou sempre que o solo estiver muito seco. Nunca encharque demais a terra, visto que a mãe-de-mil-folhas é uma suculenta, e as suculentas, em geral, não gostam de água em excesso, vez que isso pode contribuir para o apodrecimento das raízes.
Poucas semanas após o plantio, a planta já estará vigorosa e pronta para dar novas mudinhas. Ela fica linda em parapeitos ou próxima a janelas. Outra dica é utilizá-la para compor arranjos com outras suculentas.