A planta cabeça-de-medusa é um cacto ou suculenta, membro da família Euphorbiaceae, nativa da África do Sul, no entanto, ela se adaptou a regiões mais secas do Estados Unidos e cresce muito bem no sul da Califórnia. Sua aparência incomum torna uma planta favorita para colecionadores de suculentas.
A cabeça-de-medusa é considerada uma raridade no mundo dos cactos. Facilmente reconhecida por muito tempo, verde, fluindo hastes que são parecidas com cabelos, essas plantas geralmente crescem de 6 a 12 cm de altura e, por vezes, atinge o tamanho de uma cabeça humana.
A cabeça-de-medusa produz pequenas flores amarelo-verde, que florescem no verão.
Cultivo
É uma planta adequada para ser plantada em vasos. Prefere um solo levemente ácido ou ligeiramente alcalino e bem drenado. Deve ser cultivado em uma área ao ar livre que permite que pegue a luz solar direta durante seis a oito horas por dia.
A rega deve ser semanal, sem exageros. Estas plantas são tolerantes à seca, mas elas não suportam temperaturas abaixo de 0ºC.
Propagação
A planta reproduz-se pelos ramos laterais, suas longas hastes longas podem ser usados para cortes. Usar luvas e use tesouras de poda para remover ramos. Permitir que as estacas sequem durante dois a três dias antes de plantar.
Use para envasamento um solo padrão para suculentas, plantar cada haste em um vaso de 8 polegadas ou colocá-lo diretamente no jardim. Regue regularmente para incentivar a criação de raízes.
A planta floresce todos os anos, do centro para a sua periferia enchendo-se de flores pequenas com 5 pétalas amarelas.
Importante
A cabeça-de-medusa produz uma seiva quando seus tentáculos são cortados ou rasgados. Esta seiva pode causar graves reações alérgicas em algumas pessoas e pode também causar queimadura na pele. Luvas de borracha e proteção para os olhos devem sempre ser usado quando for manusear a planta.
Caso, acidentalmente, faça o contato com a seiva, lave a área de atingida imediatamente com água e sabão. Procurar imediata atenção médica se a seiva fizer contato com os olhos.
Wednesday, 30. January 2019
Bom Dia!
Agradeço pelas dicas!
Senti firmeza nas informações e muito bem detalhadas.
Possuo alguns em casa e estou com um chifre de veado em vaso de fibra de côco meia Lua já há quase um ano e desde umas três semanas pra cá, suas folhas murchara, porém não secaram, estão verde, refiz o substrato e a replante novamente e tenho a hidratado a cada dois dias.
Qual pode ser a causa desse murcamento, não notel conchonilhas nas raízae… O que devo fazer?
Desde já, agradeço e a parabenizo pelo site!!!
Adilson José
Wednesday, 30. January 2019
Excelente post! Bem detalhado e suas informações tem me sido bem úteis.
Saturday, 21. September 2019
Postagem interessante, tenho uma cabeça de medusa…não sabia o nome.