A Crassula perfossa é uma planta suculenta, pequena, compacta, que se mantém relativamente baixa e se aglomera facilmente.
Seu caule cresce até cerca de 15 cm de altura, ereta, carnuda, depois prostrada e lenhosa.
As folhas são em pares, fundidas de forma que pareçam contas em um cordão. São amplamente ovais, com quilha em ponta curta e pontiaguda, perpendicular ao caule, com 1,5 a 2 cm de comprimento e 9 a 13 mm de largura e mais ou menos aveludadas. São verde-acinzentada, coberta com uma superfície clara pruinosa.
Esses caracteres preservam a umidade e protegem da luz solar forte, com pequenos pontos esbranquiçados ou rosa nas bordas.
As flores são de flores muito pequenas, brancas e perfumadas. Elas aparecem em todas as épocas do ano quando as condições são adequadas, mas tendem a ser produzidas principalmente durante o inverno ou início da primavera
Nas casas de campo encontram-se vasos de flores com galhos longos e pendentes nas prateleiras ou entre as janelas. Nos últimos anos, essas plantas têm ganhado popularidade e um grande número de híbridos e cultivares foram cultivados.
Há também uma boa cultivar com variegação amarelo-creme que desaparece à medida que a folhagem mais velha amadurece
É uma suculenta popular, fácil de cuidar, cultivada também como planta suspensa.
A planta fica bem em casas claras entre as janelas também. Eles exigirão um composto rico e de drenagem livre com rega adequada durante o período de crescimento e apenas uma leve aplicação de água para que as folhas não murchem indevidamente. Bastante tolerante à seca em outros lugares.
Requer boa luz para manter as plantas compactas e estimular a coloração das folhas e a floração.
Os revestimentos do caule com pruinose das plantas às vezes não são tão intensos quanto os das plantas em seu habitat natural, mas a diferença no revestimento deve-se à maior umidade e menos luz solar intensa de nosso clima.
Depois de crescer por às vezes os caules tendem a ficar desarrumados e pendentes e devem ser cortados bem curtos ou reiniciados a partir dos cortes. Crassulas são sensíveis a cochonilhas.
A melhor temperatura é de 7 a 10°C (mas resistente a -5 ° C por curtos períodos)
Propagação
Propaga-se facilmente a partir dos rebentos curtos que são colocados em solo rico e poroso onde se enraízam rapidamente.