Se você gosta de plantas com um visual exótico, vai adorar conhecer a Albuca spiralis, popularmente chamada de suculenta espiral, a rainha da África.
Essa planta é uma suculenta, e a sua principal característica, que faz com que seja objeto de desejo de jardineiros e cultivadores, são suas folhas em formato de espiral. Essas folhas são gordinhas, como em outras suculentas, e lembrar as folhas de uma cebolinha.
Não é tão fácil encontrá-la para vender no Brasil, mas mesmo assim, vale a pena conhecer os cuidados para cultivo. Assim, quando encontrar a sua, já vai saber como lidar com essa lindeza.
Iluminação
Essa é uma planta linda para ornamentar a casa, justamente por causa das suas folhas exuberantes que ficam bem longas quando a planta está adulta. Mas, não pode mantê-la longe do sol. Deixe-a perto de uma janela onde bata sol pleno sobre ela para que as folhas fiquem mais enroladinhas.
Dormência
Essa é uma planta perene, ou seja, ela não morre após um ciclo de vida de um ano. O que ela faz é entrar em um estado de dormência na primavera, após a floração e frutificação, e aí ela fica sem folhas. Não confunda pensando que ela morreu, pois ela vai reaparecer com lindas folhas depois, quando chegar o próximo outono.
Mesmo assim, você poderá notar que a sua Albuca vai continuar com folhas no verão. Isso quer dizer que ela é uma planta criada em estufas e modificada para se adaptar ao clima do país. Então, espere para ver como é que vai ser o ciclo dela.
Bulbo
A Albuca spiralis é uma planta que tem um bulbo na sua raiz, que é uma bolinha onde ela faz reserva de água. Se for replantar a sua muda, mantenha esse bulbo com uma parte para fora da terra e o restante para baixo da terra. Do contrário, poderá apodrecer.
Substrato
Outra dica para a hora de replantar é escolher um substrato bem leve e poroso. É importante ter esse cuidado pois ela fica com muitas raízes, e assim é mais fácil para ela enraizar. Além disso, como ela já tem o bulbo que armazena água, o substrato deve ser poroso para nunca ficar água acumulada ou ela vai apodrecer.
Clima
Para quem mora em regiões muito frias, o cuidado com essa planta no inverno deve ser redobrado. Ela tolera bem temperaturas de até 7 graus positivos, mas não costuma resistir a geadas. Então, precisa ficar protegida nessa época do ano.
Já quanto ao calor não tem problema, pois é uma planta nativa da África. Apesar disso, nos dias de muito sol e calor intenso, é bom colocar uma proteção sobre o bulbo que fica fora da terra para evitar que queime.
Regas
Como é uma planta suculenta, que armazena água no bulbo e nas folhas, ela aguenta mais tempo sem regas, então é uma boa planta para quem não se lembra de regar toda semana.
Antes de regar, observe se o substrato está bem seco. Se não estiver, espere mais um pouco. As regas devem ser mais frequentes no verão e mais espaçadas no inverno. Coloque água no substrato aos poucos, até notar que está saindo água por baixo do vaso, pelos furinhos.
Reprodução
A Albuca spiralis pode ser reproduzida por sementes, por separação de bulbos ou por partes do bulbo.
Como plantar Albuca spiralis
Tamanho e crescimento:
A Albuca spiralis cresce cerca de 20 cm de altura e forma pequenos grupos com folhas de saca-rolhas.
As pontas das folhas ondulam e espiralam dando-lhe um aspecto único. No final do inverno, esta pequena planta começa a crescer folhagem.
É aí que as curvas e os cachos exclusivos aparecem, criando um visual fascinante.
Floração e fragrância:
A planta tem hastes de flores no centro com flores verdes, por vezes flores amarelas, em hastes de flores individuais. Após a floração, esta planta entra em dormência para o verão.
Fertilização
Os bulbos devem ser fertilizados anualmente durante o início da primavera, usando um fertilizante para todos os fins.
Exigirá alimentação regular durante a estação de crescimento. Certifique-se de que é diluído e balanceado com alimentação líquida mensalmente. Alimente-a depois de molhar ligeiramente.
Tratamento e manutenção:
A Albuca spiralis é fácil de cuidar quando plantada no local certo do jardim com boa drenagem.
Necessita de umidade média e solo moderadamente fértil. Remova a folhagem gasta quando ela ficar amarela e começar a murchar.
Albuca é uma planta de estação fria, o crescimento de uma nova planta não é iniciado até que os efeitos de resfriamento do outono sejam sentidos.
O período de dormência desta planta começa por volta do final de maio. Não ter muita folhagem durante o verão é natural.
Mesmo quando há folhagem durante esta temporada, pode parecer ruim. No entanto, desde que o bulbo subterrâneo esteja firme, a planta está em boas condições.
Propagação da Albuca spiralis:
* A propagação deé feita através de offsets.
* Separe-os da planta-mãe e cultive-os separadamente.
* Nem todas as espécies desta planta produzem compensações, razão pela qual as sementes são frequentemente usadas para propagação.
* O processo de germinação das sementes frescas começa uma semana após a semeadura.
* O momento certo para plantar as sementes é quando as plantas-mãe estão rebrotando ativamente.
* Garanta que as sementes sejam plantadas rapidamente, pois a duração da viabilidade da semente é em torno de seis meses.
* Após o plantio, certifique-se de que as mudas estejam um pouco úmidas em uma área quente e com luz média.
* Depois de um período de três anos, a planta pode parecer diferente de sua planta-mãe, pois é relativamente fácil para as sementes hibridizarem.