Origem geográfica: África do Norte, Ilhas Canárias e Cabo Verde.
Dimensão máxima: Até 80 cm de altura e 60 cm de largura.
Folhagem: Persistente.
Tipo de solo: Bem drenado.
Clima: A aloé vera é cultivada em muitas regiões do mundo. Nas regiões onde as temperaturas podem descer abaixo de 5°C no inverno, é melhor cultivar a aloe vera em vaso e em casa.
Exposição: Sol.
Crescimento: Rápido
Características e utilizações: A Aloé vera acompanha o homem há mais de 5000 anos. Seja qual for a época e o lugar, as utilizações são muito variados e não mudaram ao longo dos tempos.
O homem sempre reconheceu na aloé vera propriedades benéficas a nivel digestivo, dermatológico, culinário e cosmético. Foi a partir de 1968, graças à descoberta de um farmacêutico do Texas Bill Coats, que a cultura da aloe vera conheceu um desenvolvimento importante, sendo hoje em dia cultivada em numerosas regiões do mundo.
A Aloe vera pode também ser utilizada como uma planta de casa decorativa. Não há dúvida de que vai conseguir encontrar em sua casa um local para colocar uma planta de porte erguido e escultural. Vai também aprender a extrair a polpa para o seu uso pessoal. Finalmente, a planta aloe vera é uma planta eficaz contra a poluição entre os quais contra o monóxido de carbono, o benzeno e o tolueno.
Como cultivar a aloe vera:
A aloe vera é uma planta suculenta, o que quer dizer uma planta gordurosa adaptada aos ambientes áridos.
Por isso é preciso ter em atenção a frequência das regas, não deixando que o solo fique demasiado húmido, sobretudo no inverno.
O solo deverá ser bem drenado para evitar que a água estagne ao nível das raízes.
Para a plantação em vaso, vamos ajustar o tamanho do vaso ao tamanho da planta. Um vaso ou um canteiro de 15 litros deve chegar. Se as temperaturas descerem abaixo de 5 ° C, deve colocar a sua planta dentro de casa numa varanda ou num lugar com bastante iluminação.
A Aloe vera precisa de muita luz. No entanto é melhor evitar colocá-la atrás de um vidro para evitar que as folhas se queimem.