A tulipa é uma espécie vegetal que se caracteriza por apresentar uma bela flor, além de ser uma planta associada a Holanda. Essa espécie vegetal possui o nome científico de Tulipa Gesneriana.
No entanto, a tulipa é oriunda das montanhas que ficam localizadas na antiga Pérsia (atual Irã). O nome tulipa vem do persa – tulband (que tem o significado de turbante).
Com as expedições e a criação da rota da seda, as tulipas se espalharam por todo o planeta. A planta era tida como uma joia pelos turcos, tanto que podia ser cultivada somente nos jardins da família real.
Como a tulipa se espalhou, acabou chegando na Holanda onde encontrou condições climáticas ideais para o cultivo. As primeiras tulipas cultivadas em território holandês, foram originarias de bulbos cultivados na Turquia.
Nesse país, a tulipa se tornou um sinal de poder e prestigio, e o cultivo e comercio desta espécie vegetal cresceram de forma vertiginosa.
A tulipa é uma espécie vegetal pertencente a família botânica de plantas chamada Liliaceae, e se destaca por apresentar uma grande variedade de espécies diferentes e de cores.
No Brasil, o clima encontrado não é o indicado para o cultivo da tulipa, no entanto sendo tomados os cuidados necessários você poderá cultivar a sua tulipa sem maiores problemas.
Família Liliaceae
Essa família botânica é popularmente chamada de família do lírio. Essa família possui grande importância no ramo de plantas ornamentais, pois possui inúmeras espécies que se destacam pela beleza de suas flores.
As plantas desta família se caracterizam por apresentarem folhas de formato oval ou lanceolado, e no centro apresentarem uma haste, com uma única flor no topo.
As características da Tulipa
As tulipas são flores que se destacam pela grande variedade de espécies e cores. Elas são plantas que apresentam bulbos (espécies de caules subterrâneos). Se tratados de maneira adequada e correta, o bulbo pode viver por muitos anos.
O bulbo da tulipa gera apenas uma flor, que apresenta o formato de um sino invertido, geralmente no inicio da primavera.
A tulipa é uma espécie vegetal que aprecia os climas mais amenos e frios e conseguem se desenvolver em solos que não são tão ricos em nutrientes. A terra ideal para o cultivo da tulipa é a vegetal, de preferência preta e fina.
As tulipas cultivadas no Brasil, normalmente são realizadas em estufas climatizadas para reproduzir o clima adequado para estas belas flores.
As tulipas além do uso ornamental vêm sendo utilizadas para fins culinários e tendo as suas propriedades medicinais sendo aproveitadas, pois o bulbo da tulipa pode sofrer cozimento e ser usado para produzir diversos produtos (bolos, tortas, sopas e outros produtos).
Dicas para o cultivo de Tulipas
Devido ao fato das tulipas serem plantas muito apreciadas pelas pessoas por sua grande beleza, e serem facilmente encontradas (até em supermercados elas são vendidas).
Segue abaixo algumas dicas para o cultivo das tulipas para que as suas flores consigam viver por um tempo maior e demonstrando grande beleza e exuberância:
* Para cultivar tulipas bonitas, o processo inicial começa pela escolha do bulbo. Um bulbo saudável gera tulipas bonitas. O bulbo deve ser grande (tamanho), não devem apresentar rachaduras e nem sinais de que estejam podres;
* A Tulipa se diferencia das demais espécies de flores por possuir uma floração única;
* Quando a floração da tulipa acabar e a planta se encontrar com as flores e folhas murchas, você deve fazer a retirada do bulbo (espécie de caule subterrâneo) debaixo da terra;
* Depois que retirar o bulbo debaixo da terra, é necessário que este seja limpo (pode ser utilizada uma escova ou um pano), e fique guardado em um lugar arejado e fresco por um período de 3 meses;
* Depois que esse período de 3 meses passar, o bulbo deve ser plantado em um vaso, e este deve ser colocado em uma geladeira durante um período de 6 meses. Devem ser tomados os cuidados de rega e de observação da planta;
* Após o período de 6 meses, o vãos deve ser colocado fora da geladeira e deixado preferencialmente em um local arejado e fresco. Se o processo tiver sido seguido de forma correta, como o descrito anteriormente, a sua tulipa irá florescer num período que varia de 1 a 2 meses;
* Procure manter a terra onde sua tulipa é cultivada sempre úmida, no entanto não deve ser encharcada, pois água em excesso atrai doenças (bactérias e fungos);
* Tente cultivar a sua tulipa dentro de casa, e preferencialmente em um lugar bem arejado. Exemplo: próximo de uma janela que seja ensolarada;
* Esses cuidados descritos tentam gerar as condições ideais para o cultivo da tulipa aqui no Brasil, pois o nosso clima não é dos mais agradáveis, para essa bela espécie de flor.
Cuidados a serem tomados com as Tulipas
Segue abaixo uma serie de cuidados que precisam ser tomados para a realização de um cultivo adequado de tulipas.
Pois como estas plantas são típicas de clima frio, muitas vezes pensamos que a tulipa morreu, mas caso tomemos os cuidados devidos ela conseguira viver e florir por vários anos:
* Caso pretenda adquirir tulipas para o cultivo, escolha aquelas que as flores ainda se encontram fechadas (ainda é um botão). Adquirindo tulipas neste estagio, você terá plantas com maior tempo de vida útil para cultivar;
* A tulipa é uma espécie vegetal que aprecia ser cultivada em ambientes bem arejados e frescos, no entanto não devem existir correntes de vento no local;
* Procure não deixar a sua tulipa exposta sob o sol;
* Em caso de clima extremamente seco e temperatura elevada, podem ser colocadas pedras de gelo no vaso em que está sendo cultivada a tulipa. Essa atitude ajuda a reduzir a temperatura;
* Pode suas tulipas. Corte a rama que se encontra inutilizada, faça a retiradas das folhas e das pétalas que se encontram secas.