Os lírios são as flores do gênero Lilium da família Liliaceae, originárias do hemisfério norte com ocorrências na Europa, Ásia, América do Norte, e América do Sul. Mais da metade das espécies são encontradas na China e no Japão
São plantas herbáceas de porte pequeno e médio, que possuem um cultivo relativamente fácil, são resistentes e produzem grandes flores de cores fortes e atrativas. Quer aprender a plantar lírios? Continue a leitura, aprenda mais sobre eles e veja o passo a passo para cultivá-los!
Um único broto por bulbo
Você sabia que mais da metade das espécies de lírios são encontradas na China e no Japão? São flores lindas, amadas por jardineiros, floristas e pessoas que apreciam sua fragrância e beleza. Lírios são plantas de bulbo e emitem um único broto por bulbo, de onde saem as folhas e flores.
Existem mais de 600 espécies de plantas floríferas diferentes que são conhecidas como lírio. Algumas bastante famosas, como a Hemerocales fulva (lírio amarelo), a Aloe vera (babosa), o Lírio da paz (bandeira branca) e até mesmo tulipas.
As opções para o uso dessas flores são inúmeras, podendo ir de buquês de flores a enfeites de jardineiras e arranjos.
Plantio de bulbos
O solo ideal para o crescimento do lírio é um solo leve e de alta fertilidade. Então, é necessário fazer um mix de substratos adicionando uma boa quantidade de areia grossa para aumentar a drenabilidade e adubo orgânico, a fim de enriquecê-lo com nutrientes.
O primeiro passo é cavar um buraco de cerca de 10 a 15 centímetros de profundidade, seja no solo ou no vaso. Quanto mais profundo, melhor. Os bulbos ficam protegidos dos verões quentes e as hastes ficam firmes.
Se o plantio for realizado no solo e com mais de um bulbo, dê a eles um espaçamento de 15 cm para que cada um tenha o seu lugar.
Coloque um pouco de terra no buraco, polvilhe a farinha-de-ossos no fundo e, então, coloque os bulbos de lírios, cobrindo-os com terra. Após o plantio, regue imediatamente, pois isso garantirá que o solo úmido incentive o crescimento.
Quando plantar os bulbos de lírios?
Os bulbos de lírio vem prontos para plantar, sendo assim, quanto mais cedo você plantar seus bulbos depois de comprá-los, maiores as chances deles florescerem.
Plante-os no outono ou no início do inverno para que possam florescer na primavera. Caso o plantio seja realizado na primavera, eles florescerão nos últimos meses do ano.
Dica de plantio: os vasos auto irrigáveis são uma ótima opção para cultivar lírios, pois umidificam suas plantas naturalmente na medida certa, além de proteger seu lar de mosquitos da dengue.
Luminosidade
O lírio em vaso requer um local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. Não deixe o substrato – a terra do vaso – secar completamente, molhando sempre que necessário.
Mas, atenção: os lírios precisam do sol, mas os bulbos precisam ficar longe da luz direta durante o verão.
Quanto ao clima, o frio do inverno não costuma ser problema para estas plantas e, embora elas percam parte de suas folhas, dificilmente chegam a morrer. Após este período de hibernação a planta acorda, produzindo novamente folhas e flores.
Nesta época é importante o reforço na adubação com fertilizante orgânico e NPK rico em fósforo, fundamental para a produção de flores.
É importante lembrar que o excesso de nitrogênio pode enfraquecer o caule em climas úmidos e molhados e isso resultará no apodrecimento da raiz. Portanto, caso realize o cultivo neste tipo de clima, quando os lírios começarem a brotar, adicione pouca quantidade de fertilizante.
Regas durante a floração
Após a florada, os bulbos de lírios podem permanecer na terra e devem ser irrigados uma vez por semana, nos primeiros 3 meses.
Após esse período, não irrigue mais, para que o bulbo possa entrar em dormência e volte a florescer na primavera.
Em relação à poda, corte as flores murchas durante o período de floração, mantendo pelo menos dois terços da haste intacta para manter a planta forte e saudável.