Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Narcissus tazettA 41

Esta variedade de narciso é originária do Mediterrâneo Ocidental, que pode ser visto com alguma frequência nas margens dos rios e em zonas de mato, mas que também pode crescer no nosso jardim.

Características do Narciso Tazetta
Esta variedade de narciso também é conhecida como narciso de papel, narciso amarelo, tazetta, narciso em cacho ou, simplesmente, narciso comum. Na Espanha, podemos encontrá-lo na sua forma selvagem na zona da Catalunha e Valência, bem como nas Ilhas Baleares.

Uma das primeiras características que devemos destacar sobre esta variedade é que estamos diante de uma planta bulbosa. Os bulbos armazenam os nutrientes que a planta necessita e permitem que ela brotar novamente uma temporada após a outra, garantindo que tenha um ciclo de vida perene.

Folhas
As folhas do narciso tazetta destacam-se por serem longo, estreito e verde brilhante. Eles crescem ao redor do caule da flor e sua aparência e textura nos lembram a grama.

Suas folhas crescem a partir da base da planta e circundam as flores assim que emergem. Na verdade, se pensarmos nas flores do narciso, elas sempre nos vêm à mente rodeadas pelas suas folhas características.

Caule floral e flores
De cada bulbo cresce um caule de flor que cresce verticalmente e pode atingir 45 cm de altura. No topo, forma-se uma única flor ou um cacho de várias flores, dependendo da variedade de narciso.

Quanto às flores, são pequenas, mas muito marcantes. Na parte central está o perianto, que tem formato semelhante a uma coroa e é circundado por pétalas maiores. Enquanto a coroa geralmente é colorida, as pétalas que o circundam são sempre mais claras, geralmente brancas ou amarelo pálido. Além disso, são flores que possuem um aroma doce muito suave e agradável.

narcissus-tazetta-branco
Como cuidar do Narciso Tazetta?
Uma das peculiaridades desta planta é que ela é muito resistente e pode se adaptar facilmente a diversos tipos de solos e até climas, por isso a vemos em muitos jardins.

Não é uma variedade exigente, mas para que tenha a melhor aparência é necessária uma série de cuidados essenciais, tais como:
* Localização e luminosidade. Esta planta aprecia receber muitas horas de luz direta todos os dias, sendo o ideal um mínimo de seis. Portanto, você pode colocá-lo em local ensolarado ou onde receba sombra parcial. O local perfeito é aquele onde a temperatura permanece entre 16º e 18º C.

* Solo. Os bulbos devem ser plantados em solo fértil e com boa capacidade de drenagem. Tal como acontece com a maioria das plantas, muita água na zona das raízes pode causar o seu apodrecimento. Se possível, adicione um pouco de matéria orgânica ao substrato para melhorar sua capacidade de retenção de umidade e tente plantar o narciso tazetta em solo levemente ácido ou, na sua falta, em solo neutro.

* Irrigação. Esta variedade requer regas frequentes, especialmente durante o período vegetativo. O ideal é nunca regar a planta em si, mas sim despejar a água no entorno, sem encharcá-la.

* Fertilização. O narciso é uma planta pouco exigente e pode crescer forte e bonita mesmo se você não fertilizar o solo. Porém, se decidir usar fertilizante, use um produto especial para bulbos e faça-o na primavera, antes da floração.

Depois que as flores murcharem, não aplique fertilizante, pois isso só promoverá um fraco crescimento das plantas, e isso é algo que não queremos.

* Poda. Quando as flores terminarem o seu ciclo de vida, você pode cortar os caules das flores, mas tente não tocar ou danificar as folhas até que estejam completamente secas.

* Proteção durante o inverno. Se você mora em uma área onde os invernos são frios, antes do início da geada, aplique uma camada de cobertura morta ou palha na área do solo onde os bulbos são plantados. Desta forma, você ajuda a protegê-los das baixas temperaturas e garante que voltem a brotar na primavera.

narcissus-tazetta-amarelo

Como plantar bulbos de narciso?
Não é difícil encontrar bulbos de narciso tazetta em lojas de horticultura e viveiros. Você também pode conseguir bulbos de um amigo ou familiar que já tenha esta planta em casa.

O ideal é escolher aqueles que não têm textura muito macia ou que apresentam sinais de podridão, e plante-os em uma profundidade de cerca de 10 a 15 cm. Quanto à rega, mesmo que a planta ainda não tenha florido, deve ser sempre regular, proporcionando umidade mas sem alagar o substrato.

Os bulbos de narciso são plantados no outono, tendo o cuidado de cobrir o substrato com uma camada de 6 a 8 cm de cobertura morta para protegê-los do frio se estivermos em uma área com baixas temperaturas. Mas existe a possibilidade de forçar os bulbos, ou seja, plantá-los fora de época.

O ideal é plantar os bulbos em um vaso e mantê-los dentro de casa, em local frio e escuro, com temperatura que não ultrapasse os 9º C. Por exemplo, na garagem.

Quando começam a germinar (demora cerca de 12 semanas), são transferidos para outro local, mas ainda não podem ser levados para fora. Depois que os narcisos florescerem, eles poderão ser levados para fora e plantados em seu local definitivo.

agua xzO

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.