O lírio-sagu-salmão também é conhecido como coroa-imperial, diadema-real e estrela-de-natal. Pertence à família Amaryllidceae e é originária da África.
É uma planta bulbosa, acorda no início do verão com uma inflorescência esférica composta por muitas flores pequenas e vermelhas. Suas folhas são largas e levemente onduladas nas bordas. É uma planta bastante original, e fica muito bem em vasos ou em maciços e bordaduras.
Na primavera rebrota e inicia o processo de emitir muitas folhas. O pendão floral surge no final da primavera e abre inteiramente em meados de dezembro.
Pode ser cultivada em canteiros ou vasos. Há um senão, os canteiros ficarão expostos durante o inverno e primavera, sem ornamentação.
Preparar a terra adicionando adubo animal de curral bem curtido, cerca de 1 kg/m2, composto orgânico de folhas e adubo granulado NPK formulação 10-10-10, cerca de 100 g/m2. Misturar bem.
Se plantar os bulbos, não os enterre demasiado, deixe a ponta do bulbo fora da terra.
Regue bem.
Plantio em vasos:
Para vasos, escolha um vaso de cerâmica queimada ou cimento, protegendo internamente o recipiente com impermeabilizante asfáltico, deixando secar alguns dias.
Proteja o furo de drenagem com geomanta ou brita de granulação média, colocando por cima areia úmida.
Misture num balde adubo animal de curral bem curtido, composto orgânico e areia em proporção 1: 4:1, misturando bem.
Plante um ou mais bulbos e deixe em cultivo protegido até quando notar seu desenvolvimento.
Leve para local com sol pela manhã, evitando o sol forte da tarde. Regue o substrato frequentemente durante o verão.
Seu cultivo deve ser em um substrato rico em matéria orgânica a meia-sombra, com umidade. Podemos tirar os bulbos após o final do ciclo para plantá-los no final do inverno ou deixá-los sob a terra. Sua multiplica-se é feita através através da divisão dos bulbos.