O habranthus robustus, também conhecida como lírio da chuva, é uma planta que tem como principal atrativo suas lindas flores em formato de trombeta.
Originária dos Estados Unidos, especificamente da área do costa do Golfo dos Estados Unidos (Texas e Louisiana). Aí goza de um clima quente e úmido onde pode crescer em ótimas condições.
Na Europa não é uma planta muito popular, mas a sua beleza consegue chamar a atenção. O ruim é que suas flores têm vida muito curta e mal conseguimos apreciá-las por um ou dois dias. Apesar disso, se decidir colocar esta planta no seu jardim, não se arrependerá.
Fora do seu habitat natural, o habranthus robustus é cultivado em outras áreas pelo seu valor ornamental. Além disso, tem boa capacidade de atrair polinizadores, o que faz desta planta uma boa aliada da biodiversidade.
Características desta planta
Se você está pensando em colocar esta variedade em seu jardim, aqui estão algumas de suas características mais notáveis:
* Luminosidade. Esta planta cresce a partir de um bulbo subterrâneo responsável por armazenar os nutrientes necessários ao nascimento e à floração. São pequenos bulbos que costumam se multiplicar com o tempo.
* Folhas. A folhagem do habranthus robustus é composta por folhas longas, estreitas e verdes brilhantes. Com uma aparência que lembra grama. A folhagem cresce em forma de roseta a partir da base da planta, sendo comum que as folhas sejam um pouco mais curtas que as inflorescências.
* Flores. Sem dúvida, a característica mais marcante desta planta são as flores. Têm formato de trombeta e medem entre 2,5 e 5 cm de comprimento. O mais comum é que sejam brancos com centro amarelo ou rosa claro. São flores de aspecto delicado e elegante, compostas por seis pétalas. A floração pode ocorrer individualmente ou em pequenos cachos, mas em qualquer caso as flores não vivem mais do que um ou dois dias.
* Tamanho. É uma planta de médio porte, que pode atingir no máximo 30 cm de altura. Por isso, é ideal para jardins, para colocação nas bordas de chácaras e também para cultivo em vasos.
Cuidados com Habranthus robustus
Cuidados com o lírio da chuva são relativamente simples. Esta é uma variedade resistente e fácil de cuidar, por isso não custará muito para que se torne um dos protagonistas do seu jardim.
Esta planta é nativa de regiões quentes, por isso prefere ficar muitas horas exposta à luz plena. Se você receber um mínimo de seis horas de luz solar direta durante o dia, você notará que sua floração é muito mais abundante do que se você a colocasse em um local mais sombreado.
Meio de cultivo
O habranthus robustus é bastante tolerante às condições do solo e adapta-se bem. Até pode crescer em solos arenosos.
O que você precisa é que o meio de cultivo tenha um boa drenagem, porque não é bom para a planta se a água se acumular ao redor dos bulbos, pois pode apodrecê-los.
Se você plantar o lírio da chuva em um vaso, certifique-se de que o recipiente tenha um orifício de drenagem para que o substrato possa expelir o excesso de água da irrigação.
Plantando os bulbos
Você pode plantar bulbos de habranthus robustus o outono, cerca de cinco ou sete cm de profundidade. Você decide se faz o buraco diretamente com as mãos ou com o auxílio de uma pequena pá, ou se utiliza uma ferramenta específica para o plantio de bulbos.
Em alguns centros de jardinagem é possível encontrar bulbos já floridos (entre a primavera e o verão). Se você decidir fazer isso, plante-os imediatamente.
Regas
Durante a época de crescimento e floração é importante que o substrato é sempre mantido ligeiramente úmido. Isto implica que devemos regar com certa frequência, mas sempre de forma moderada para não encharcar o solo.
Quando a planta entra em fase de dormência, podemos espaçar muito mais as regas e fazê-lo a cada 10 ou 15 dias.
Fertilização de Habranthus robustus
Para estimular a floração, podemos adicionar à água de irrigação, na primavera, um fertilizante de liberação lenta. Isso fornecerá à planta nutrientes extras que ajudarão seus brotos a crescerem mais fortes e estimularão a floração.
Poda de lírio de chuva
Depois de passada a floração, você pode facilmente eliminar as flores secas, bem como as folhas que você vê adquiriram uma tonalidade amarela. Remover as partes mortas da planta ajudará continue crescendo vigorosamente, porque não dedicará energia a caules que não servem mais para nada.
Reprodução de plantas
Se quiser reproduzir sua planta, basta cavar (durante a época de dormência), separe os bulbos e plante-os em outro lugar.
Doenças e pragas
Esta planta não é muito propensa a sofrer os efeitos de pragas, mas preste especial atenção à presença de lesmas, pulgões e caracóis, para que não causem muitos danos.
No que diz respeito às doenças, ao garantir uma boa drenagem, você manterá o seu lírio da chuva protegido contra infestações por fungos.