O Crinum x powellii, é um híbrido de origem hortícola, perene e bulbosa pertencente à família Amaryllidaceae e sua origem é da África.
Como outras espécies do gênero, tem flores atraentes semelhantes às dos lírios e é cultivada em jardins por esse motivo.
É uma planta de belíssimo aspecto pela abundante floração que apresenta. Um só bulbo plantado formará vários outros facilmente nos anos seguintes, projetando-se para fora da terra com cada um dos bulbos apresentando várias hastes florais. As flores são cor-de-rosa claro, em forma de cone e em cachos.
Florescendo quase todo ano, o crino pode ter flores brancas e róseas. As flores são como as das açucenas e as folhas são largas e suculentas.
No paisagismo é perfeito para a formação de grandes maciços a pleno sol, principalmente em áreas extensas, como sítios e jardins amplos.
Deve ser cultivado sob sol pleno em um solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Exige pouca manutenção, apenas uma fertilização anual, com adubos orgânicos, no período que antecede a floração. Tolera o frio e a umidade.
Como plantar
O plantio pode ser em qualquer época do ano, colocando-se o bulbo em terra de boa qualidade, de preferência sob luz solar direta cobrindo-o totalmente, exceto a ponta, que deverá ficar fora da terra.
As regas devem ser moderadas na fase de crescimento. O solo deve ser limpo de ervas daninhas.
A multiplicação desta planta é através da divisão dos bulbos e replantio, na primavera.