Tulipa é um gênero de plantas angiospermas (com flores) da família Liliaceae. Com cerca de 100 espécies, as tulipas têm folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança).
Teve a sua origem na Ásia Central. Mas também é possível achar tulipas na Rússia, China e França. É a espécie de flor mais difundida na Holanda. A sua altura ronda entre os 30 e os 60 cm, dependendo da variedade. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.
Apesar de não ser uma espécie exigente, o solo solto e moído é mais favorável porque é rico em matéria orgânica. Suportam bem o frio, até porque precisam passar um período de baixas temperaturas no Inverno para conseguir florescer com qualidade. Em climas de Inverno quente, muitas variedades de tulipas podem ter problemas, pois porque com altas temperaturas elas produzem uma floração rápida, mas pequenas.
Há que ter em conta que as tulipas são muito sensíveis a concentrações de sal demasiado elevadas no solo. Ambientes de baixa umidade provocam queimaduras nas flores e perdas excessivas de água causando assim uma diminuição de qualidade da flor. A floração das tulipas é curta e tem que se prever o escalonamento das variedades para que vão tomando o relevo.
Cultivo
Embora as tulipas não se adaptem bem ao clima brasileiro, é possível induzir a planta a dar, pelo menos, mais uma floração, simulando as condições climáticas do seu habitat natural para estimular os bulbos a rebrotarem.
Para isso, ao adquirir um vaso de tulipas dê preferência aos que ainda estejam com as flores em botão, permitindo-lhe usufruir da beleza da flor por mais tempo. O vaso deverá ser conservado em um local fresco e com luminosidade, evitando-se os ventos e o sol forte. Alguns colocam algumas pedras de gelo sobre o substrato (mistura de terra) no vaso, pela manhã e ao entardecer, a fim de diminuir o excesso de calor.
Logo que as flores da planta murchem, corte-as, inclusive as folhas. Retire então os bulbos do substrato, limpe-os cuidadosamente com o auxílio de uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem.
Após esse período, plante os bulbos num novo vaso, com terra vegetal umedecida, sem que esteja encharcada. Embrulhe o vaso assim preparado num plástico e guarde-o no congelador da geladeira durante cerca de 6 meses, a uma temperatura ideal entre 2º e 5ºC.
Passado esse tempo, retire o vaso da geladeira e coloque-o num local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, mantendo a terra sempre úmida. Após esse procedimento, o vaso novamente embrulhado em plástico deve retornar ao congelador, onde deve permanecer por mais 6 meses.
Concluída esta etapa, o vaso deverá ser colocado num local iluminado: a tulipa deverá florescer num período entre trinta a cinquenta dias.
As tulipas são uma bela adição a qualquer jardim ou gramado. Elas podem ser cultivadas, ano após ano, com os cuidados corretos. É bem fácil: sem cronograma para molhar, nem técnicas de fertilização complicadas. Seja você um iniciante ou profissional, essa flor é uma ótima escolha para seu jardim.
Plantado os bulbos de Tulipas
Plante as tulipas no outono, entre 6 a 8 semanas antes do inverno. É melhor plantar os bulbos de tulipa entre maio e junho (quanto mais quente o clima, mais tarde deve-se plantar). O solo deve ter temperatura abaixo de 15°C.
Os bulbos podem ser mantidos na geladeira (ou em outro local frio e seco) por uns 2 meses antes de plantá-los, se os comprar no verão. Entretanto, não os guarde perto de maçãs, pois elas liberam eteno, que destrói os bulbos.
A maioria dos bulbos precisa de 12 a 14 semanas de “período frio” para ficarem bonitos na primavera. Não compre bulbos depois de 1º de junho, a menos que eles tenham sido “pré-refrigerados”.
Escolha um local com alguma sombra. O local onde você plantar as tulipas deve pegar sol em parte do dia. Em locais muito quentes, plante-as onde elas peguem apenas o sol da manhã. Tulipas gostam de sol, mas também de solo frio: não deixe que elas fiquem chamuscadas.
Em locais mais frios, elas podem pegar sol o dia todo, pois o solo vai estar naturalmente frio o bastante. Se você vive em um local mais quente, deixe-as na sombra à tarde, para deixar o solo mais frio.
Escolha um solo arenoso, com boa drenagem e com pH entre 6 e 6,5. Nenhuma sub-espécie de tulipa prefere umidade excessiva. O solo deve ter boa drenagem, ser de neutro a levemente ácido, fértil e até mesmo arenoso.
Solo molhado é a morte para as tulipas. Nunca molhe demais as tulipas de propósito. Tudo o que você pode fazer é garantir a drenagem adicionando cascas de pinheiro moídas ou areia ao local.
Plante os bulbos a uma profundidade de mais ou menos três vezes o tamanho deles. Quanto maior o bulbo, mais fundo o buraco deve ser. Ele deve ter, no mínimo, 20 cm de profundidade. Afofe o solo para garantir a drenagem ou crie uma cama levantada. Quanto maior o bulbo, mais ele florescerá.
Se você mora em local com clima muito quente, pode ser bom manter os bulbos na geladeira nas primeiras 4 a 6 semanas para simular clima frio. Molha um pouco, a cada duas semanas, para que ele retenha um pouco de umidade.
Plante os bulbos com 10 a 15 cm de distância uns dos outros. Eles precisam desse espaço para crescerem o suficiente, senão eles roubam os nutrientes uns dos outros. Escolha um local que tenha espaço o bastante para que cada tulipa tenha seu próprio território. Plante cada bulbo com a parte pontuda para cima.
Encha o buraco com solo e pressione a terra firmemente. As tulipas se multiplicam rapidamente. Mesmo que você só tenha plantado algumas, em poucos anos você terá uma família inteira.
Depois de plantar os bulbos de tulipas, cubra-os com folhas cortadas, lascas de madeira ou húmus. Se há roedores ou outros animais que preocupam você, pode ser necessário colocar uma cerca em volta dos bulbos.
Faça camadas de 2,5 cm a 5 cm com húmus, folhas ou lascas de madeira para proteger os bulbos, controlar ervas daninhas e reter umidade.
Se você plantou tulipas perenes, será necessário dar nutrientes todos os anos para que elas floresçam de novo. Você pode usar material orgânico, compostagem, ou um fertilizante de liberação controlada a cada outono para recomeçar o processo.
Os cuidados com as Tulipas
Logo depois do plantio, molhe as tulipas, elas realmente precisam de água para instigar o crescimento. É provável que essa seja uma das poucas vezes que você vai precisar molhar.
Não molhe de novo até que você veja folhas. Nesse momento, você pode dar uma leve borrifada, e pronto.
Somente molhe tulipas em desenvolvimento durante um período de estiagem. Se não chove há algumas semanas na sua região, borrife um pouco de água nas tulipas. Essa deve ser uma das raras ocasiões em que você precisará se intrometer e umedecer o solo.
Normalmente, durante a primavera, as tulipas precisam de menos água, em razão da chuva e da umidade. Na maior parte do tempo, o clima vai cuidar da planta por você. Uma chuva normal é tudo que elas precisam.
Se houve muita chuva na sua região, não deixe as tulipas ficarem em poças de água, drene a água em excesso, se puder. Tulipas não suportam ficar com as raízes molhadas, e o solo encharcado pode levar a uma despedida antecipada de suas lindas flores.
Se você notar que a área onde plantou as tulipas acumula água, é melhor movê-las para um local mais seco. Desenterre-as, levando o solo do entorno junto, e encontre uma área que pegue chuva, mas que consiga drená-la.
Fertilize as tulipas uma vez no começo do outono e uma vez no começo da primavera para que o crescimento se mantenha. Um fertilizante líquido balanceado funciona bem na 3ª ou 4ª semana após o plantio. Isso é especialmente importante para plantas perenes.
Borrife ou derrame cerca de uma colher de sopa de fertilizante para flores ou plantas em volta de cada bulbo. Isso vai bastar para todo o período de “hibernação” no inverno. Tulipas são ótimas em guardar nutrientes por longos períodos.
Caso esquecer-se de fertilizar a planta no outono, use um fertilizante de nitrogênio de liberação rápida nas folhas em desenvolvimento.
Tulipas são bem tranquilas, em geral. Plantas anuais sequer precisam ser fertilizadas. Com o clima certo, você pode plantar a tulipa e, basicamente, esquecer-se dela, sem molhar, nem fertilizar.
Os cuidados após o florescimento
Verifique se há pragas ou doenças. O “blight”, ou fogo de tulipa, cria manchas marrons nas folhas e deixa a flor acinzentada. Se algum dos seus bulbos estiver doente, desenterre-o e jogue-o fora, para evitar que a doença se espalhe para outras tulipas. Se apenas parte da planta estiver danificada, corte a parte com problemas para ver se consegue salvar a planta.
A única coisa a fazer para evitar doenças é cuidar adequadamente das tulipas. Você só pode garantir que elas recebam pouca quantidade de umidade, de sombra e que estejam plantadas num solo bom e levemente ácido.
Pulgões também podem ser um problema, mas podem ser controlados com borrifador de água.
Depois do florescimento, faça a poda das flores mortas. Tulipas produzem sementes assim que começam a murchar, e essas sementes enfraquecem o bulbo, deixando-o feio.
Fazer essa poda é melhor com plantas perenes e anuais. Veja aqui como fazer:
* Corte o topo da flor quando ela murchar.
* Deixe a maior parte do caule por mais ou menos seis semanas, ou até que a folhagem comece a amarelar.
* Corte as folhas no nível do solo e jogue folha a planta murcha depois do fim do período de seis semanas. Marque o local, se quiser, para conseguir encontrar os bulbos depois.
* Mas não faça isso com tulipas botânicas. É bom que elas se reproduzam a partir das sementes e se transformem em colônias inteiras.
No caso de tulipas anuais, desenterre o bulbo também. Algumas tulipas são anuais, ou seja, a vida inteira dela dura um ano e suas sementes não irão germinar. Depois que todas as tulipas tiverem florescido e morrido, jogue toda a planta fora, do bulbo ao topo.
Muitos jardineiros e fãs de jardinagem preferem as tulipas anuais. Elas são fáceis de cultivar, baratas, e, ao fim do ano, acabou. No ano seguinte, eles podem cultivar mais e testar outras variedades, se quiserem.
Saiba se sua tulipa pode voltar. Se você plantou uma perene, deixou o bulbo na terra e cuidou adequadamente das tulipas, no próximo ano você pode ter mais uma colheita de belas tulipas (você pode descobrir que tem tulipas demais também, pois elas se reproduzem rapidamente).
Informações importantes
- Desenterre os bulbos depois que as folhas e o caule tiverem ficado marrons, para ter mais bulbos para plantar em outro lugar.
- Tenha cuidado ao fertilizar tulipas logo após elas terem florescido. Isso pode aumentar a chance de doenças.
- Usar mais de 5 cm de húmus pode danificar as tulipas, por deixá-las com pouco contato com a luz do sol.
Friday, 9. October 2015
qual e a musica de fundo gostaria de saber obrigado ..abraços.