Os trevos fizeram parte da minha infância e me chamam atenção não somente pelas suas lindas folhas e flores, mas também por suas variedades.
A Oxalis corymbosa ‘Aureo-Reticulata’, tem folhas verdes com “veias”/linhas amarelo-ouro e que a torna mais especial pelo diferente. É uma planta de fácil cultivo e que pode ser uma ótima opção para decorar seu jardim ou sua casa.
Conhecendo a Oxalis corymbosa ‘Aureo-Reticulata’
Conhecido como falso-trevo, pois, o trevo verdadeiro tem 4 folhas. É uma planta perene que pode atingir 15 cm de altura, suas flores são pequenas e rosadas,
Nativa da América do Sul e tendo como sinônimo Oxalis debilis subsp. corymbosa ‘Aureo-Reticulata’, suas folhas contêm ácido oxálico e seu consumo deve ser evitado em grandes quantidades por ser tóxica.
Como cultivar
Solo
Deve ser cultivada em solo drenável, e de preferência neutro. Pode ser cultivado no chão e em vaso, esse colocando pedriscos no fundo, para ajudar no escoamento da água.
Use duas partes de terra vegetal adubada para uma de areia média lavada; essa mistura de solo também pode ser usada para germinar os bulbos e sementes.
Rega
A planta tolera pequenos períodos de seca, entretanto, prefere solo levemente úmido, mas nunca encharcado. Evite molhar as folhas, caso a planta pegue sol. Para manter a umidade por mais tempo, utilize folhas mortas como forração do solo.
Caso às folhas estejam ficando amarelas, um dos motivos pode ser o excesso de água. Diminua a rega nesse caso, até ela se recuperar.
Luz
Pode ser cultivada à meia-sombra, mas florescerá em abundância se receber bastante luz, podendo ser o sol da manhã. Em locais muito quentes, evitar o sol dia todo. Caso vá cultivar dentro de casa, escolha uma janela onde bata o sol da manhã, caso contrário ela crescerá mais alta, espalhada e poderá florescer bem pouco.
Adubação
Ela gosta de adubo orgânico, como húmus de minhoca e esterco bovino, mas também pode ser adubada com adubo químico de floração 4-14-8, usando igual à indicação do fabricante ou menos. O adubo orgânico pode ser usado a cada 3 meses.
Floração
Se bem cultivada pode florescer o ano todo, com flores que podem ter de 2,5 a 5 cm de tamanho.
Polinização
Por ter o órgão feminino acima do masculino, com variações em suas flores, acaba dificultando a autopolinização, sendo necessária a polinização cruzada que, geralmente é feita por abelhas.
Propagação
Bulbos: podem ser comprados ou colhidos da planta e se localiza entre as raízes e o caule, no solo. No outono ou início da primavera, é só colocar em solo bem drenável e úmido, de 2 a 3 cm de profundidade e cobrindo levemente (sem apertar).
Pode plantar de qualquer lado, eles irão crescer em qualquer posição. Evite que seque até que a planta tenha pelo menos 5 cm. Se bem cultivado, irá dar flores em até 2 meses e meio.
Sementes: elas ficam em bagas bem pequenas que nascem onde era a flor, após a polinização. Em um vaso definitivo, coloque o solo para germinação, molhe até sair água pelos furos.
Semeie às sementes e cubra com uma leve camada de solo, umedecendo com cuidado para não espalhar as sementes.
Cubra o vaso com um plástico ou coloque em uma estufa, mantendo em local quente, iluminado e longe do sol. Verifique o solo todos os dias para ver se há necessidade de molhar novamente.
Assim que aparecer as primeiras hastes, remova o plástico. Só adube quando a planta tiver pelo menos umas 4 folhas. A germinação pode levar de 7 a 14 dias.