Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




shimpaku
O Shimpaku é uma das espécies mais conhecidas no mundo, quando as pessoas (que não cultivam bonsai) pensam em bonsai, geralmente é a figura de um Shimpaku que lhes vem à mente (mesmo que não saibam).

Nome científico: Juniperus chinensis “sargentii”
Nome popular: Shimpaku

Origem: Conífera originária da China, freqüentemente utilizada no Japão para bonsai. No Brasil ainda é pouco comercializado, sendo encontrado mais facilmente em viveiros especializados.

Ambiente: Planta característica de exterior, porém não possui um único habitat, podendo crescer em diversos lugares (inclusive em altas montanhas, com alturas superiores a 3.700m), mas em todos os casos, se adaptam melhor em lugares ensolarados, apenas os exemplares muito novos e/ou recém transplantados devem ser protegidos do excesso de sol. Gosta de todo tipo de solo (bem drenado), e suporta bem o vento.

Características: É uma conífera que muda de aspecto conforme a idade: as agulhas jovens são largas, de cor clara, e vão ficando pequenas com a idade. O curioso é que um mesmo exemplar pode apresentar folhagens jovens e adultas. Possui um tronco é escuro e levemente avermelhado, desprendendo a casca com facilidade. O Shimpaku é apenas uma das espécies de Juníperus utilizadas em bonsai, existem mais ou menos sessenta espécies de Juníperus difundidas pelo mundo.

Adubação: Adube na primavera e no outono, com intervalo de duas a três semanas. Na última dose do outono, aumente a quantidade para preparar a árvore para o inverno. Não adube no verão e tampouco uma árvore doente ou recém transplantada.

Rega: Regue abundantemente, voltando a molhar apenas quando a terra estiver seca. No verão, regue e borrife-o todos os dias diminuindo a frequência no outono e inverno, e voltando a aumentar no início da primavera.

Transplante: Deve ser feito no início da primavera, antes que comece a brotar, a cada três ou cinco anos, em função da idade. Pode 1/3 ou até metade das raízes, o Shimpaku tolera bem a poda. É uma árvore que prefere uma terra com boa drenagem, por isso aumente um pouco mais a porcentagem de areia na mistura da terra (até metade do substrato pode ser composto de areia).

Poda: Nunca pode as folhas (agulhas) do Shimpaku com tesoura, utilize sempre os dedos ou pinças. Os Juníperus voltam a brotar de maneira imprevisível, por isso, evite eliminar toda a folhagem de um galho durante as podas, para não correr o risco de perder este galho por falta de brotação.

Reprodução: Estaquia. É uma planta de fácil reprodução.

Aramação: Durante o outono, e deixe o arame por cerca de oito meses aproximadamente, este procedimento deve ser repetido todos os anos, até que se atinja a forma desejada, lembrando sempre de não amassar as agulhas com os arames.

Dicas: Elimine regularmente (da primavera até o outono), as agulhas que ficarem amarelas. Limpe sempre a parte interna da árvore, aumentando a aeração da planta, para que sua folhagem se desenvolva melhor. Seguindo essas dicas, você tem tudo para que seu bonsai fique cada dia mais bonito.

bonsai

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    André 
    Friday, 4. May 2012

    Amei o site! a cada dia estou procurando conhecer mais sobre plantas. Comprei uma bonsai Shimpaku, as informações foram super válidas e vão me ajudar muito. Muito Obrigado, meus parabéns.