Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Piracanta


Família:
Rosaceae
Origem: A maioria são originárias da China, porém outras procedem de regiões tropicais como as Filipinas. Também conhecida como “Espinho de Fogo”.

Características: As folhas são verdes escuras, largas e brilhantes. São arbustos espinhosos, perenes, com folhas alternadas. Têm flores brancas na primavera e depois aparecem cachos de frutos de tons alaranjados ou avermelhados. As folhas e flores das pyracanthas de origem tropical geralmente são menores que os das árvores de clima temperado. A variedade Angustifolia produz frutos alaranjados e avermelhados. Já a Coccinea produz frutos vermelhos e flores brancas. Seus híbridos e variedades de cultivo são amplamente utilizados para bonsai.

Ambiente: Preferem o exterior, a pleno sol. Durante os meses de verão protegê-la nas horas mais quentes. No inverno, devem ser protegidas das fortes geadas. Os “espinhos de fogo” suportam bem o vento, porém com a condição de receber uma boa rega.

Rega: É necessário manter a umidade constante, deixando secar mais no inverno. Deve-se regar um pouco mais durante a época da frutificação. Borrife as folhas, se possível quando o tempo estiver quente, exceto durante a floração e frutificação.

Adubo: Adube com intervalo de duas semanas durante a época de crescimento (primavera), reduzindo a frequência no outono. Já no inverno, adube somente se a planta estiver em fase de crescimento ativo.

Poda: A poda dos galhos grossos e delgados pode ser feita em qualquer época do ano. Elimine todos os novos brotos que saem do tronco. Quanto aos galhos mais finos, pode-os assim que os frutos murcharem, antes dos novos brotos aparecerem. O bom planejamento da poda estimulará o aparecimento de flores e frutos vistosos e sadios.

Aramação: Pode ser aramado ao final do inverno, no início do crescimento, e retirado no final da primavera. Os galhos mais grossos podem ser aramados durante todo o ano.

Transplante: A cada dois ou três anos, antes de iniciar seu crescimento (primavera). Retire 1/3 das raízes, utilizando uma terra com boa drenagem e aeração. Para os exemplares mais velhos, a poda de raízes deve ser bastante limitada.

Dicas: Para que frutifique abundantemente é necessário que o ambiente seja ensolarado. Tome cuidados com os “espinhos de fogo” já que algumas pessoas apresentam reações alérgicas ao seu ferimento.

estações do ano

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    ANTONIO CORREA 
    Wednesday, 21. December 2011

    PARABENS PELO SITE. GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA SE POSSIVEL.
    MINHA PIRACANTA ESTAVA CHEIA DE FLORES LOGO DEPOIS OS BAGOS,MAS TODOA VIERAM A CAIR RESTARAM ALGUMS. FIZ ALGO ERRADO ? GOSTARIA DA AJUDA DE VOCES. ABRAÇOS ANTONIO