O cultivo de bonsais é muito mais do que o simples ato de se ter uma planta em casa – por muitos, considerado uma arte, o bonsai requer cuidados muito especiais, mesmo depois de já ter alcançado seu estágio completo de desenvolvimento.
Os cuidados especiais que os bonsais precisam garantem que eles possam viver muito mais tempo do que suas contrapartes em tamanho natural, e estes cuidados devem ser observados sempre. Para bonsais de interior, o primeiro fator que deve ser cuidado com muito afinco é a iluminação.
Rega
O bonsai deve ser colocado em um ambiente em que haja bastante luz clara, de preferência próximo a uma janela. Para que ele não resseque, e com isso, fique prejudicado, a umidade do ambiente deve ser mantida em torno dos 50%, seja com um umidificador ou mesmo com a presença de aquários ou decorações que tenham água em si. Quanto maior a temperatura ambiente, mais úmido o ambiente deve estar.
Os bonsais que são acondicionados dentro de casa não suportam muito bem correntes de ar, por isso, o ambiente onde ficam deve ser claro, bem iluminado e úmido, mas livre de vento.
Já para os bonsais que são cultivados para viver do lado de fora, eles precisam de, basicamente as mesmas condições de vida que uma planta comum que vive na natureza.
O único fator que tem de ser levado em consideração é um cuidado grande com a secagem do solo onde o bonsai está. Para evitar que os bonsais fiquem secos demais, por serem menores, eles secam mais rápido, o ideal é molhar a terra onde ele está plantado sempre que a superfície esteja seca.
Tanto para a rega dos bonsais de interiores quanto o de exteriores, o ideal é o uso de água da chuva, é possível fazer isso apenas colocando um balde ou vasilha em um espaço aberto, em que a água da chuva caia diretamente, sem contato com telhados ou paredes antes, e então utilizando-a para regar.
Se isso não for possível, e a água da torneira tiver de ser utilizada, o ideal é deixar que ela repouse, sem movimento, por 5 ou 6 dias, antes de ser utilizada para regar os bonsais.
Outra dica importante é regar os bonsais com um borrifador, e não apenas na terra – isso garante que as folhas possam ser limpas também, e que o pó que se acumula nas plantas seja retirado sem a necessidade de limpeza direta.