Um Bonsai não é uma árvore anã. É uma árvore semelhante às que existem em tamanho real, mas de proporções mais reduzidas, obtida através de técnicas específicas de cultivo e manutenção. A tradução da palavra ‘Bonsai’ é ‘árvore em pote’.
O Bonsai é uma árvore pelo que não é uma planta frágil. Pode viver até mais anos do que a mesma espécie no seu habitat natural desde que bem tratado. É um ser vivo que exige cuidados para se manter saudável.
Localização
Bonsai de interior: Deve ser colocado o mais próximo possível de uma janela com muita luz, sem cortinas, em que apanhe 2 a 3 horas de sol direto, de preferência no início ou ao fim do dia.
Rodar a árvore 180º semanalmente.
Evitar ar condicionado ou proximidade de fontes de calor.
Bonsai de exterior: Deve receber luz solar direta 2 a 3 horas por dia, de preferência no início ou ao fim do dia.
Deve estar protegido de ventos fortes.
Rega
Regar abundantemente a terra até sair água pelos furos de drenagem a fim de umedecer uniformemente o solo, sempre por cima e não por imersão, com um regador de ralos muito finos, específico para Bonsai.
Deixar secar a camada superficial do solo entre cada rega. O excesso de água asfixia as raízes, impedindo que estas consigam respirar e pode causar o seu apodrecimento.
Confirmar a necessidade de água tocando a terra com os dedos. É superior no Verão.
A água ideal é a água da chuva ou água destilada ou água desmineralizada. A água da rede pública deve ser usada após repouso de 24 horas para sedimentação de sais e evaporação do cloro.
Adubação
A adubação é muito importante porque a pequena camada de terra de um Bonsai é insuficiente para o alimentar. O adubo deve ser específico para Bonsai, líquidos ou sólidos, e têm como objetivo alimentar a planta. O excesso de adubo pode matar o Bonsai.
As vitaminas também devem ser específicas para Bonsai. Têm como objetivo fortificar a planta, sobretudo nos processos de recuperação de doenças, transplante e em todas as situações em que sejam sujeitos a stress. Nestas alturas a quantidade de vitaminas deve ser aumentada para o dobro. O excesso de vitaminas é tóxico para a planta.
Os adubos e vitaminas líquidos devem ser aplicados quinzenalmente com a água da rega.
Bonsai de interior: Adubar de Fevereiro a Novembro. Aplicar vitaminas durante todo o ano.
Bonsai de exterior: Adubar e vitaminar de Fevereiro a Outubro.
Poda
Poda de manutenção: Visa manter a forma do Bonsai. Incide sobre os rebentos novos e deve realizar-se ao longo de toda a época de crescimento da planta que decorre habitualmente na Primavera / Verão.
Poda de transformação: Tem como objetivo alterar a forma da planta. Consiste em cortar ramos já formados e deve realizar-se na Primavera ou no Outono.
Em ambos os casos devem utilizar-se ferramentas específicas de Bonsai. Devem cortar bem e ser desinfetadas entre cortes em plantas diferentes.
Para cortes superiores a meio centímetro de diâmetro, nos ramos ou nas raízes, deve aplicar-se cicatrizante na superfície do corte.
As plantas podem ser moldadas usando arames próprios para Bonsai que orientam o crescimento dos ramos.
Transplante
Transplantar de 2 em 2 anos usando terra apropriada para Bonsai.
Bonsai de interior: Abril e Maio
Bonsai de exterior: Fevereiro e Março
Método:
1. Remover a planta do vaso
2. Desfazer a terra até à raiz
3. Lavar as raízes com água corrente
4. Cortar as raízes grossas e deixar as finas
5. Colocar no vaso com terra nova
6. Redobrar atenção com rega
7. Interromper a adubação por 30 dias
8. Aplicação semanal de vitaminas
Doenças
Interromper a adubação e aumentar a dose de vitaminas até total recuperação.
Pragas:
Aplicar produtos fitossanitários (fungicida / inseticida / acaricida) próprios para Bonsai. 1 aplicação semanal durante 4 a 8 semanas, Borrifar toda a copa com abundância, no início ou no final do dia, com a terra bem regada.
Seca:
Rega abundante. Em caso de emergência o bonsai pode ser regado por imersão até que a terra deixe de soltar bolhas de ar. Não arrancar as folhas.
Nota:
Existem Bonsai de folha caduca que naturalmente perdem as folhas no Outono / Inverno sem que isso signifique que estão doentes.